O protetor solar deve ser um item obrigatório no dia a dia das pessoas, pois ele serve para proteger a pele das radiações emitidas pelo sol, filtrando o que é bom e o que não é bom para o organismo.
O protetor deve ser aplicado 30 minutos antes de se expor ao sol e retocado a cada 3 horas (ou menos), inclusive se houver contato com a água.
Peles claras precisam de mais proteção, por isso é indicado os protetores solares com fatores acima de 30. FPS 30, 45 e 60 são indicados para quem tem tendências a manchas e vermelhidão na pele.
Já a pele negra e mulata pode optar por fatores mais baixos devido a quantidade de melanina presente. Para as negras o fator 6 e 15 é o suficiente, para as mulatas o 20 e 25 são os ideais!
Para quem tem pele oleosa ou problemas com acne, o mais indicado são os protetores Oil- Free (livres de óleos) e os não-comedogênicos (não deixam a pele com aspecto oleoso e ainda evitam o aparecimento de cravos e espinhas), sendo as melhores opções aqueles que possuem base de água e gel.
Para quem tem pele seca ou normal, aposte nos protetores solares em emulsão ou cremes, mas não se esqueça de passar um creme hidratante 15 minutos antes do protetor, pois isso ajuda a hidratar a pele junto com a proteção solar.
Algumas pessoas tem pele sensível — que apresenta mais facilidade de reações alérgicas. Nesse caso, aposte em produtos hipoalergênicos, pois eles contam com fórmulas específicas para sanar o problema e não possuem substâncias como parabenos e oxibenzona, conhecidas por desencadearem alergias.
Para quem já possui uma idade mais madura, os protetores solares com fórmulas anti- idade, além de protegerem contra os raios solares, também possuem substâncias que retardam o envelhecimento da pele, oferecendo um tratamento completo.
É importante ressaltar que o uso do protetor solar deve ser feito todos os dias, e não somente nos dias de sol, já que em dias nublados a radiação solar também está presente.