O decote tomara que caia é extremamente feminino, sensual e atraente. Na história da moda, os vestidos tomara- que-caia são verdadeiros ícones. Os modelos com barbatanas realçavam o busto com cinta para diminuir a cintura (caracterizando a cintura de “vespa”). Eles sinalizavam uma sensualidade característica das várias mulheres da época que idealizavam um casamento perfeito junto ao “príncipe do cavalo branco”.

No inverno 2009, os vestidos tomara- que-caia prometem ser os grandes destaques da estação vindoura. A modelagem que valoriza o colo e as formas esculturais femininas fez sucesso nos desfiles do SPFW.

As inspirações orientais foi o cenário que André Lima utilizou para compor sua coleção Inverno 2009. A sensualidade própria do ser feminino foi belamente delineada pelos vestidos tomara- que-caia volumosos e delicados. A abundância de tules plissados encantou e conferiu glamour digno de uma diva de romance à “mulher André Lima”.

O romantismo foi palco para os vestidos tomara- que-caia de Samuel Cirnansck. O estilista criou uma coleção inspirada na Rússia. As peças eram fluídas, cheias de frescor. Tecidos como tafetá, seda e renda chantilly conferiram ainda mais elegância aos vestidos tomara-que-caia.

Na Iódice, os vestidos tomara- que-caia vieram com ares futuristas e uma pitada de anos 80. O estilista da marca, Valdemar se inspirou no filme Blade Runner e trouxe para a vez da moda o busto bem marcado , semelhante ao do famoso corpete de Madonna, contudo, mais bucólico e discreto. A mulher que veste os vestidos da Iódice é marcante, determinada, sensual e cheia de atitude.

Agora, se essa tendência já havia sido sinalizada no SPFW Inverno 2009, com a premiação do Oscar a vertente se confirmou, afinal, nada menos que 16 atrizes vestiram o decote. Na ocasião, apareceram decotes variados: desde o geométrico, de Elie Saab de Angelina Jolie; aos drapeados, como o de Natalie Portman.

Algumas dicas sobre o vestido tomara- que-caia

  • Tecido: Deve ter elastano para ficar aderente. Cetim e tricoline são boas opções e a malha pede entretela para sustentar os seios;
  • Fechamento: Pode ser feito com elástico, amarrações, botões e zíperes nas costas ou na costura lateral;
  • Modelagem: Até a altura das axilas, sem alças. O busto que varia do reto ao em formato de coração, é estruturado. O corpo pode ser justo ou amplo;
  • Estrutura: Para dar sustentação à peça é aconselhável o uso de barbatanas. O modelo tipo coração pede a aplicação de bojos dê sutiã;
  • Os vestidos tomara-que-caia são excelentes para qualquer ocasião, podem vir acompanhados de jóias e acessórios;
  • Podem ser usados com cintinhos para delinear a cintura, tendência para o inverno 2009 que foi confirmada pelas atrizes Sarah Jessica Parker, Marion Cottilard e Miley Cyrus no Oscar.
  • Mulheres com seios fartos devem usar modelos com estrutura por dentro para sustentar o decote com naturalidade.

Origem do vestido tomara- que-caia

O tamara- que-caia nasceu em 1946, em um modelo de cetim, criado por Jean Louis, para a atriz Rita Hayworth usá-lo no filme Gilda (veja vídeo abaixo). A cena onde ela canta 'Put The Blame On Mame' usando vestido tomara-que-caia e luvas compridas é memorável e o modelo foi reinterpretado em diversos filmes posteriores e até na comédia de desenho animado 'Uma Cilada Para Roger Rabbit', com a personagem Jéssica Rabbit. Contudo alguns afirmam que o decote já havia se pronunciado como uma variação dos corseletes do século XV.

Já em 1950, Balenciaga criou um modelo que é ícone de moda até hoje: decote com corpo justo e saia rodada.

A principal característica do tomara- que-caia estruturado com barbatanas é o afinamento da cintura e a valorização do colo. Em virtude disso, ele é o queridinho das atrizes de cinema em noites de gala e das noivas.

Prof. Marilyne Runolfsson Redação

Tags: acessórios André Lima balenciaga Cetim Coleção Inverno confe COSTURA cultura Desfiles Dicas Drap Entretela história história da moda Inverno 2009 iódice Jean Louis jóias madonna moda Modelagem Modelos mulher natal noiva Plissado Renda Seda spfw sutiã Tafetá Tela Tricoline VESTIDOS

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."