Fugindo da imposição de um padrão de corpo ideal, vamos descobrir que para cada biótipo há um modelo de vestido ideal, isso porque as formas e curvas das mulheres podem ser valorizadas ou não conforme a escolha do vestido.

Uma forma democrática de ver a moda, inclusive bem conhecida, é a classificação dos corpos em formatos, sendo eles: corpo pêra, corpo ampulheta, triângulo invertido, oval e retângulo.

Seguindo a linha de que o modelo do corpo combinado com o modelo do vestido pode alterar a forma da silhueta, podemos afimar que ao se vestir corretamente suas formas poderão ser valorizadas, e justamente esse é o segredo em questão, harmonizar as proporções do corpo para que fiquem visualmente equilibradas. Então que tal aplicar essas técnicas ao uso de vestidos nos diferentes formatos de silhuetas? Vejamos!

## Ampulheta

Esse tipo de corpo se caracteriza por ser conhecido como “corpo violão”, ou seja, cintura fina e curvas bem acentuadas. Nesse caso, vale explorar a cinturinha e evitar volumes excessivos onde se localizam as curvas, para não desvalorizar a proporção naturalmente bela desse tipo de silhueta.

Ainda são desejáveis alguns truques para alongar o corpo, para torná- lo mais elegante.

Aposte em modelos com: decotes em V para alongar a silhueta; peças ajustadas, que valorizam suas formas e comprimentos acima dos joelhos. Evite modelos com: cintos grandes na cintura; detalhes na região dos quadris e seios, para não dar mais volume; modelos muito amplos e decotes acentuados. Tem que ter para acompanhar os vestidos: sapato nude, pois ele alonga a silhueta. Modelos de vestidos ideais: alcinha, frente única, trapézio e chemisier.

## Pêra

A silhueta formato pêra se caracteriza por ter a medida dos quadris mais larga que a dos ombros. Portanto, o ideal nesse caso é neutralizar os quadris e as coxas, que geralmente são mais grossas, e chamar a atenção para a região dos ombros e do busto, que é mais fina, ampliando- as visualmente. O resultado será uma composição mais harmônica e esguia.

Aposte em modelos com: cores claras, estampas e detalhes na parte superior do corpo para criar volume; decotes amplos, que aumentam os ombros. Evite modelos com: cintos chamativos, que criam volume na região; modelos transpassados, pois reduzem mais a cintura; cores claras na parte de baixo do corpo. Tem que ter para acompanhar os vestidos: ombreiras discretas - alinham cintura e ombros. Modelos de vestidos ideais: império, frente única, tomara que caia e chemisier.

## Triângulo invertido

As mulheres com esse tipo de corpo têm o ombro mais largo que o quadril, e para tornar a sua silhueta mais equilibrada, podem usar modelos que deem mais volume ao quadril, chegando a uma medida proporcional ao ombro.

Aposte em modelos com: volumes na parte de baixo, tipo evasê; tons escuros na parte de cima do corpo; detalhes na parte de baixo: babados, drapeados, etc. Evite modelos com: ombros estruturados; decote canoa, tomara que caia e frente única, que ampliam os ombros. Tem que ter para acompanhar os vestidos:sapato com detalhes - eles fixam a atenção para a parte de baixo do conjunto. Modelos de vestidos ideais: tubinho, trapézio e chemisier

## Retângulo

As mulheres com esse tipo físico têm os ombros, a cintura e os quadris na mesma medida, portanto, é desejável que elas invistam em modelos de vestidos que deem a impressão visual de curvas mais acentuadas.

Aposte em modelos com: detalhes na região do busto para criar volume; modelos transpassados, que criam a sensação de curvas ao corpo; cintos nos quadris; listras horizontais. Evite modelos com: cortes retos; modelagens amplas; brincos compridos, que acentuam a falta de curvas. Tem que ter para acompanhar os vestidos: bijus arredondadas, pois dão harmonia ao conjunto. Modelos de vestidos ideais: tubinho, trapézio e chemisier.

## Oval

Nesse caso, a medida da cintura é maior do que a do quadril e a do ombro, sendo que se pode explorar as pernas, chamar a atenção para o torso através de decotes, e ainda tentar estender os ombros e alongar a silhueta.

Aposte em modelos com: mangas que escondem a flacidez dos braços e das costas; modelos transpassados, que disfarçam a barriguinha; comprimentos no joelho; decote em V; peças ajustadas ao corpo. Evite modelos com: tecidos reluzentes; peças sem caimento e muito amplas. Tem que ter para acompanhar os vestidos: colares compridos, que alongam a silhueta. Modelos ideais: tubinho e chemisier. Depois dessas dicas, é só escolher os modelos de vestidos que irão valorizar a sua silhueta e ainda te deixarão mais bonita e confortável com o seu tipo de corpo. Miss Katelyn Herman

Tags: Dicas Modelos VESTIDOS corpo

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."