A formatura é um evento marcante em que os participantes esperam que tudo esteja perfeito, pois é um momento que finaliza uma fase da vida. A escolha do vestido faz parte de toda a preparação, seja o fim do ensino médio ou da faculdade.

A dúvida do que vestir existe sempre. Para não errar, a melhor opção é sempre conhecer o seu tipo de corpo e a partir daí escolher aquele modelo que vai valorizá- la.

Baixinhas

Escolha modelos lisos e de preferência curtos, pois ajudam a alongar as pernas. O sapato também faz diferença, então dê preferência aos saltos nudes que deixam o peito do pé à mostra, pois esses modelos também ajudam a alongar a silhueta.

Seios pequenos

Apostem nos babados ou drapeados na parte do busto para dar mais volume a região. Vestidos de cores claras, com estampas grandes ou listras horizontais também favorecem o seu corpo. Os melhores modelos são os trapézios, frente única e de alças finas.

Seios grandes

Decote reto ou frente única, vestidos trapézio e império são as melhores opções para o seu tipo de corpo, pois além sustentar os seios, eles também os valorizam. Deixe para a parte de baixo insira detalhes que chamam atenção, como uma estampa, por exemplo. Na parte de cima aposte em cores escuras ou listras verticais.

Oval

Escolha modelos evasê, pois além de ajudar a disfarçar a barriguinha, eles marcam a cintura e ainda atribuem um ar delicado ao look. Escolha alças mais largas, pois darão uma boa sustentação ao seios (caso os mesmos sejam fartos).

Retângulo

Ombros, cintura e quadril são praticamente da mesma medida no corpo retângulo. Para esse biótipo, os modelos com cintura marcada e vestidos com recortes na cintura são as melhores opções.

Pregas e drapeados nas laterais também auxiliam, pois disfarçam a cintura reta, assim como os cintos e as listras horizontais. Evite vestidos de corte reto e modelagens amplas, pois esses vão destacar ainda mais a falta de curvas.

Triangulo Invertido

Meninas de ombros largos, mas com o quadril mais estreito devem apostar em vestidos que contenham alças mais largas, decotes em “V” e transpassados.

Volumes e babados na parte de baixo ajudam a disfarçar o quadril pequeno e equilibram as proporções da silhueta. Tubinhos e trapézios são as melhores opções de modelagens para estes casos.

Pera

O corpo estilo “pera” tem ombros e cintura mais estreitos que o quadril, por isso modelos como tomara que caia, frente única e decotes ousados são ideais, pois valorizam os seios e aumentam os ombros e costas.

Aposte em cores escuras, principalmente na parte de baixo do vestido.

Ampulheta

Mulheres que possuem a cintura fina e ombros e quadril com a mesma medida devem apostar em decotes em “V” e modelagens justas, pois valorizam as curvas do corpo. Vestidos longos com fendas são uma excelente opção, assim como os de alça fina e frente única.

Fuja de cintos grandes, detalhes no quadril ou nos seios, pois eles criam volumes indesejados em regiões que não precisam de mais destaque. O mesmo serve para modelos amplos ou com decotes ousados.

Prof. Marilyne Runolfsson

Tags: mulher VESTIDOS

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."