As ocasiões formais necessitam de preparo antecipado e bem meticuloso, não é mesmo? A procura pelo vestido correto pode ser estressante e exaustiva. Para facilitar na hora da compra, confira algumas dicas que revelam quais os modelos ideais de vestidos de festa para cada tipo de corpo. Assim, você ganha tempo e ainda escolhe a peça que mais irá valorizá- la.

TRIÂNGULO INVERTIDO:

As mulheres com esse tipo de corpo, tem a parte de cima mais volumosa que a de baixo, ou seja, possuem ombros largos e cintura fina. Então, na busca pelo vestido de festa, estas devem procurar por modelos que disfarcem os ombros e dêem volume a cintura.

Vestidos com alças largas e decotes em “V” e ”U” profundos ajudam a disfarçar os ombros. Já para aumentar o quadril, opte por saias levemente armadas ou com pregas, assim você cria um equilíbrio entre o quadril e os ombros.

O que evitar:

Vestidos que tenham: ombreiras, decote canoa, frente única e tomara que caia. Mangas bufantes e muito largas, assim como modelos justos e afunilados.

RETÂNGULO:

Este tipo de corpo é caracterizado por ombros, cinturas e quadris da mesma medida. Essas mulheres devem procurar marcar e dar volume à cintura e também aumentar o colo.

Para realçar o colo as alças finas e os decotes em “V” e “U” são indicados. Drapeados e detalhes no busto também ajudam a aumentá- lo. Para as saias dos vestidos, opte pelas evasês e as com detalhes na cintura, o que ameniza a aparência “reta” do corpo retângulo.

O que evitar:

Basicamente os modelos de corte reto, de saias justas e afuniladas e também peças com golas altas.

PÊRA:

São as mulheres com o ombro curto horizontalmente, bustos finos e quadril largo. Estas devem criar volume na parte de cima – tanto no ombro quanto no busto – e disfarçar os quadris largos.

Opte por vestidos que tenham decote canoa, tomara que caia ou babados no busto, pois eles ajudam a aumentar os ombros e o colo. Detalhes nas alças também são bem vindos. As saias devem ser evasês ou retas.

O que evitar:

Para as mulheres com corpo pêra ou triângulo, é aconselhável evitar vestidos justos e com decote frente única. As saias balonês, pregueadas, rodadas e curtas também não ficam elegantes. As estampas estão permitidas, porém só na parte superior da peça.

AMPULHETA:

É o famoso corpo violão. As mulheres magrinhas que possuem este tipo de corpo podem usar praticamente todos os modelos de vestidos, já as gordinhas devem evitar os que realçam o volume dos seios e dos quadris.

Os modelos de vestidos indicados são aqueles mais acinturados tipo o envelope ou o transpassado, que ressaltam as curvas, sem deixar vulgar. Além destes, os que possuem a saia afunilada tipo lápis também ajudam a valorizar a cintura, assim como cintos e faixas – não muito apertados. O que evitar: Vestidos muito largos ou muito justos, pois ambos irão desfavorecê- la. As peças com cortes retos e sem pences também não caem bem.

OVAL:

Tais mulheres, apresentam todas as linhas curvas e pescoços mais grossos, onde a medida da cintura, quadril e ombros são próximas. O indicado é chamar atenção para o colo e procurar diminuir o volume do quadril.

Em seus vestidos de festa, as mulheres de corpo oval devem abusar dos decotes “U” e em “V”, pois estes ajudam o colo a sobrevir no look. Já nos quadris, é aconselhável o uso de saias retas ou levemente evasês para disfarçar a sua largura. O que evitar:

Vestidos justos e volumosos, pois estes tendem a não disfarçar nenhuma parte, fazendo o efeito contrário ao esperado: aumentando ainda mais o volume do colo, ombro e quadril.

Ao definir qual o seu tipo de corpo, você descobre o que favorece e o que deve ser evitado em suas produções. Tais dicas facilitam na hora da compra de seu vestido de festa, fazendo com que não haja erros em sua produção formal.

Elmira Balistreri

Tags: Cintos Corte Dicas Drap estampas Modelos mulher Saias spas VESTIDOS vestidos de festa

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."