Vestido de Algodão com Tie Dye.
Os vestidos de algodão com tie dye encontram- se nas ruas e estão fazendo o maior sucesso. Realmente eles invadiram a cena urbana e demonstraram que vão perdurar por algum tempo. O acabamento artesanal dado em certas peças causa frisson entre muitos fashionistas, afinal são peças com status diferenciado. Sendo assim, o tie dye passou a ser uma técnica em voga e ganhou ainda técnica de estamparia industrial. Graças a essa tecnologia, é perfeitamente possível produzir o tie-dye em série e ganhou sofisticação para o verão. As manchas multicores são chiques e enfeitam vários vestidos. Contudo, mesmo diante de tamanho triunfo da indústria de acabamentos têxteis, a primazia da diferenciação encontra-se na estamparia manual, uma vez que esta garanter efeitos únicos que remetem a um caleidoscópio. No vídeo abaixo você pode se inspirar através de cenas de um caleidoscópio:
O termo “tié dye” origina- se do inglês e possui como significado “amarrar e tingir”. Ela é proveniente do Oriente, com indícios de presença na Índia e China. Tecidos de lã eram tingidos com essa técnica na América Latina. Além disso, em meados da década de 70, o tie dye disseminou-se como tendência de moda através dos hippies, a exemplo das cenas vividas em Woodstock.
O procedimento consiste em tingir pequenos tecidos, amarrando- os com barbante a fim de evitar que o corante penetre na peça como um todo e formando irregularidades no tingimento. O método é simples e pode ser feito em sua própria casa. Mas nunca esqueça que você jamais conseguirá obter o mesmo tingimento duas vezes ou mais. Isso garante a peça com tie dye, o atributo de exclusividade. Assim, vestidos de algodão com esse acabamento ou até de outros materiais são apreciados por pessoas de estilo singular. Antes disto, os principais eventos de moda do País anunciaram a técnica como tendência para o Verão 2009. Marcas, a exemplo da Cantão e Reserva, apostaram na técnica em tecidos leves, como malharia e jeans.
Materiais para o tingimento de um vestido de algodão com tie dye
2 recipientes com água quente; 1 recipiente com água em temperatura ambiente; 2 tonalidades de tinta para tecido da cor desejada; Fixa cor; Barbante; Peneira; Vestido 100% algodão.
Procedimento
- Umedeça o vestido em água fria;
- Diluir uma cor de tinta. Utilize um copo com água quente (não fervente) e dilua um tubo todo de tinta;
- Coe o liquido diluído para o efeito ficar perfeito.
- Retire o vestido da água fria, elimine o excesso de água, mas sem não torcer;
- Coloque a peça na tinta diluída com ajuda de uma colher e faça o tingimento total ou liso. Fique mexendo de 10 a 15 minutos para não manchar e retire a peça do corante;
- Seque a peça a sombra;
- Em um canto do vestido, vá com uma mão juntando e amarrando. A “puxada” garante o efeito do tie dye. Amarre bem a peça com o barbante;
- Coloque na segunda cor de tinta já diluída em água quente. Espere de 10 a 15 minutos ( quanto mais tempo a peça ficar submersa, mais intensa a cor ficará) e retire o vestido;
- Desamarre o vestido;
- Para finalizar, coloque o fixa cor em água quente e mergulhe totalmente a peça. Deixar de 15 a 20 minutos.
Como usar seu vestido de algodão com tie die
Equilibre o poder vibrante e colorido da estampa com acessórios de cores neutras como lenços, bolsas (estilo casual) e bijuterias. Nos pés, invista em rasteirinhas, sandálias altas ou baixas ou sapatilhas. Utilize também a técnica do tie dye a favor do seu corpo. Por exemplo: uma blusa pode ser tingida em três tonalidades. A mais escura ficará na região onde se deseja disfarçar uma imperfeição do corpo.
Prof. Marilyne Runolfsson Redação
Tags: acessórios Algodão Bijuteria Bolsas Cantão estilo eventos de moda Fashion Jeans Lã malharia Manchas Marcas moda tecnologia tie-dye Verão 2009 VESTIDOS
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."