Gastar mas do que o esperado durante uma viagem é inevitável, por mais programada que ela tenha sido, imprevistos, taxas de serviços, transportes e outros motivos que saem do orçamento inicial, por isso é sempre importante viajar com dinheiro a mais, mas saber economizar, para que gaste o menos possível.

É possível economizar no hotel com auxilio de sites e um pouco de pesquisa. Sites como TripAdvisor ajuda a encontrar hotéis econômicos e com qualidade, garantindo boa estadia e redução de gastos durante a viagem, albergues ainda é a opção mais em conta e pra pretende fazer uma viagem um pouco mais longa, uma ideia econômica é o aluguel de apartamentos.

Durante uma viagem é normal gastar muito com alimentação, então uma dica é procurar restaurantes onde os moradores da cidade se alimentam, essas opções podem ser boas e baratas. Restaurantes turísticos costumam cobrar preços abusivos, e a qualidade muitas vezes deixa à desejar. Hotéis costumam oferecer café da manhã incluso na diária, então aproveite, mas se esse não for o caso, observe se vale mesmo a pena pagar por esse serviço, que costuma ser caro, pode compensar comer em uma padaria.

Na hora de fazer passeios turísticos aproveite as promoções – ônibus turísticos ou cartões com preços promocionais – essas são excelentes opções pra quem quer conhecer os principais pontos da cidade economizando com ingressos e transportes e ainda com o auxilio de um guia. Mas é importante prestar atenção, pois algumas empresas oferecem pacotes grandes, para ser realizado em pouco tempo, ou seja, não vai dar tempo de ver tudo o que deseja, ou será tudo na correria.

Fazer compras durante uma viagem é inevitável, mas diminuir a quantidade de compras ou escolher produtos mais baratos pode ser uma boa maneira de gastar menos, e não tenha vergonha de pechinchar, você pode ganhar bons descontos assim. Os brasileiros estão acostumados com a má qualidade dos nossos transportes públicos, mas muitas cidades oferecem serviço de qualidade. Metrô e ônibus ajudam a gastar pouco, percorrendo grandes distancias.

Porque não economizar já na hora de escolher um destino? Se a ideia é uma viagem internacional aposte em destinos onde o cambio é favorável para o real. Com o dólar em alta, Argentina, Peru e Bolivia são alguns lugares onde a moeda brasileira é favorável, com isso você pode gastar menos. Outra dica e não sacar dinheiro quando estiver fora do país, pois os bancos costumam cobrar taxas em dólares para saques realizados no exterior.

Se você tem opção de datas flexíveis, escolha viajar na baixa temporada, nesse período as passagens, hospedagens e programas turísticos custam menos, além de ser um período mais tranquilo pra quem busca uma viagem sossegada, perfeita para descansar.

Planejar a viagem com antecedência também é uma maneira de economizar, passagens compradas com antecedência são mais baratas. A compra da passagem na realidade é cheias de truques que podem te fazer economizar muito. As companhias aéreas costumam dar descontos em voos menos solicitados, como os que partem entre 10h e 16h, embarques às terças, quartas e sábados também costumam ser mais baratas. O horário de compra da passagem também faz diferença, entre meia- noite e 5h você encontrará preços melhores.

Miss Anita Kuhn

Tags: viagem

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."