O treinamento funcional consiste na prática de exercícios que respeitam os movimentos naturais do corpo: Agachar, empurrar, girar, pular e correr está entre eles. Combinado com outras variações em meio aos treinos regulares, os movimentos executados devem integrar todos os grupos musculares e não trabalhar músculos isolados.

Como é feito?

Os exercícios são executados nos planos baixo, médio e alto, tanto vertical quanto horizontalmente. Para a realização das atividades, o instrutor começa com prescrições utilizando apenas o corpo. Conforme a evolução do indivíduo, ele inclui acessórios e aparelhos para aumentar os benefícios. Os equipamentos devem ser livres, como halteres, cordas, barras, bolas, fitas, cabos, entre outros. A base dos movimentos naturais é o peso do próprio corpo: Diferente da musculação, que trabalha uma região em cada aparelho, esse tipo de atividade exercita os músculos de forma simétrica durante toda a aula.

É possível levar o treino funcional para casa, atentando- se à respiração e a postura, para que os exercícios não tenham seus objetivos invertidos. Com o posicionamento correto, os movimentos se tornam precisos e a eficiência do treinamento é garantida, definindo o corpo em menos tempo e melhorando seu desempenho, sem machucar as articulações.

Quais os benefícios?

Treinando funcionalmente, você pode melhorar a coordenação, o equilíbrio, a força e a resistência em todos os membros, assim aperfeiçoando a definição do corpo, aumentando seu desempenho no treino e reduzindo lesões degenerativas e dores. O treino funcional apresenta resultados mais rápidos por conta das diversas áreas em que um mesmo exercício pode trabalhar simultaneamente. Durante esse treino, o sistema neuromotor (pernas e braços trabalhados ao mesmo tempo) é o mais utilizado, gastando mais calorias do que no treino convencional.

Quem pode fazer?

Não existem restrições para o treinamento funcional, e não existem distinções entre o treino feminino e o masculino. As mulheres dão ênfase a alguns grupos musculares como o bumbum, enquanto os homens preferem trabalhar o tronco e os braços, mas a base dos exercícios é a mesma. O treinamento também é adequado para todas as idades, sendo adaptado para jovens e idosos. Pessoas que praticaram modalidades esportivas e atividades físicas ao longo da vida se adaptam melhor ao treino.

Tags: acessórios moda Modal mulher corpo

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."