Praticamente nenhuma mulher está imune a celulite — aqueles temidos furinhos que aparecem na pele e que podem até mexer com a autoestima. Mas a verdade é que não importa o quanto você seja magra, a celulite aparece, e até o momento não descobriram uma maneira de eliminá- las completamente.

Porém, existem métodos que diminuem a intensidade da celulite e sua aparência, mas o importante é identificar o seu estágio (três ao total) para saber qual a melhor forma de tratá- las!

Grau 1

É quando a superfície é lisa, mas quando pressionada a região é possível observar os furinhos da celulite.

Grau 2

O segundo grau da celulite deixa a pele com aspecto de “casca de laranja” sem que a mesma seja pressionada.

Grau 3

Além de ser possível ver as celulites sem pressionar a pele, as mesmas ainda vêm acompanhadas de elevação e nódulos em algumas áreas.

Existem no mercado diversos tratamentos e produtos estéticos para combater a celulite, mas sozinhos eles não dão muito resultado, pois necessitam também de reeducação alimentar, mudanças de hábitos (como parar de fumar) e exercícios físicos que melhoram a circulação.

Para a alimentação é recomendado a redução do consumo de sal (já que ele é responsável pela retenção de líquidos), diminuição de alimentos gordurosos, ingestão de muita água e a inclusão de fibras. Reduza também a ingestão de açúcares refinados e gorduras saturadas, além de diminuir o consumo do café e do álcool.

Os exercícios mais indicados pra reduzir a celulite são os aeróbicos (como natação, bicicleta e hidroginástica), pois eles queimam calorias e, consequentemente, diminuem a gordura corporal.

O fortalecimento da região também faz parte do tratamento, já que modela os músculos e a pele. Os tratamentos estéticos são variados e eficientes se combinados com todos os outros fatores. Os mais conhecidos são:

Drenagem Linfática

É indicada para todos os graus de celulite e tem a função de eliminar os líquidos acumulados nos tecidos, além de auxiliar na circulação do sangue melhorando a aparência da pele. Além disso, ajuda na eliminação de nódulos de gordura dos tecidos e diminui a sensação de inchaço.

Massagem modeladora

A massagem modeladora atua tanto no sistema linfático e possui uma massagem mais firme (com movimentos mais rápidos e repetitivos) que ocasiona a vasodilatação, o aumento da oxigenação local e a aceleração da metabolização.

Ela ajuda a diminuir a flacidez e também é indicada para todos os graus da celulite — desde que esteja associada à gordura localizada. Se o caso for de flacidez ou genética, essa massagem não dará os resultados esperados.

Cremes anticelulites

O uso de cremes anticelulites deve estar associado a outro tratamento estético, pois quando utilizado sozinho não fará efeito. É possível encontrar à disposição nos mercados opções com retinoides, castanha da índia, extrato de chá verde e diversos outros componentes que quebram a gordura local e auxiliam na microcirculação e na produção de colágeno (que diminuiem os sintomas da celulite).

Endermologia

Utiliza um aparelho composto por um sistema de sucção e dois rolos. Os movimentos do aparelho estimulam a circulação e promovem uma massagem linfática, recomendada para os graus moderados e graves de celulite.

Esse método ainda realiza uma leve esfoliação que elimina células mortas da região. O resultado deixa a pele com um visual mais liso e com aparência renovada.

Radiofrequência

É um dos tratamentos mais eficazes, pois estimula a produção de colágeno e diminui as traves fibrosas que retraem os tecidos e deixam a pele cheia de furinhos.

O aparelho utiliza radiação eletromagnética de alta frequência (ela aumenta a temperatura da região) e não é um método invasivo e não traz prejuízo para a pele.

É indicado para qualquer grau de celulite — principalmente para aqueles casos em que existe flacidez.

Masoterapia

O método utiliza um coquetel de medicamentos para diminuir a gordura local. O resultado pode ser prejudicial se não aplicado corretamente, se não for associado à exercícios regulares e ingestão de líquidos.

Laser

A área em que o tratamento for aplicado é anestesiada, e por duas pequenas incisões são inseridas cânulas com fibras óticas. Em seguida o laser é aplicado para quebrar as células de gordura.

Além disso, o procedimento estimula a produção do colágeno para deixar a pele mais firme e com maior elasticidade.

Ultrassom com lipolíticos

Usado no combate a celulite e gordura localizada, o ultrassom realiza modificações nas ligações intercelulares e aumenta a permeabilidade da membrana celular.

Ele não é um método de confiança por ainda não ter estudos suficientes que comprovem o tratamento.

Gesso liporredutor

É uma mistura de substâncias que endurecem quando são aplicadas na pele, promovendo aquecimento, vasodilatação e melhor penetração de princípios ativos, como a cafeína.

O tratamento ainda só tem base teórica, pois o método ainda não foi comprovado cientificamente, mas ainda assim é recomendado para o grau mais avançado da celulite. São necessárias, pelo menos, dez sessões para perceber os resultados.

Prof. Marilyne Runolfsson

Tags: Celulite mulher

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."