Com a chegada da primavera e do verão a exposição ao sol é mais frequente, mas se exagerada pode causar um sério problema de saúde, pois os riscos de queimadura solar aumentam.

Esse tipo de queimadura é causada pela superexposição à radiação ultravioleta (UV), emitida por raios solares e também por lâmpadas de bronzeamento. Em dias nublados a queimadura também pode ocorrer, pois os raios UV passam pelas nuvens, por isso o cuidado com a pele e o uso do filtro solar é necessário em todos os dias.

Hidratar o corpo é uma das principais indicações de primeiros socorros em caso de insolação. Além de beber água, a aplicação de um pós- sol depois da exposição solar ajuda a manter a pele hidratada e alivia a ardência.

“Depois que você de se afasta da fonte de calor a queimadura ainda progride, por isso que ao utilizar um produto como Osmogel, um hidrogel indicado como pós- sol, você esfria e hidrata a pele, além de evitar que a queimadura se agrave”, afirma o médico e presidente do Instituto Prevenir é Saúde, Edimilson Migowski.

Dados da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo apontam que entre os meses de janeiro e fevereiro há um aumento de 30% no número de consultas com dermatologistas nos ambulatórios estaduais. O principal motivo da procura por ajuda médica está relacionado às queimaduras causadas pela exposição inadequada ao sol.

Os sintomas usuais de queimadura solar são pele avermelhada e quente ao toque, sensação de ardor. Em casos de insolação mais grave pode provocar dor de cabeça, tontura, vômito e febre.

Em caso de queimadura solar • Se a pele ficar vermelha e/ou ardida hidrate o corpo: tome água, aplique um pós- sol ou faça compressas frias com soro ou água gelada; • Se a queimadura for mais grave, com formação de bolhas e sintomas como febre, vômito e tonturas, procure atendimento médico. Não use produtos como vinagre, pasta de dente etc.

Sob o sol • Use bloqueador solar. Não esqueça de aplicar (e reaplicar) em partes sensíveis e pouco expostas ao sol, como orelha, pescoço e peito do pé; • Evite exposição ao sol entre 10 e 16 horas; • Use chapéu, óculos escuros e camiseta; • Não esqueça que, mesmo em dias nublados, 60% dos raios solares atravessam as nuvens; • Hidrate- se com frequência; • Após a exposição ao sol, aplique um hidrogel no corpo para mantê- lo hidratado.

Osmogel® Osmogel é um hidrogel indicado para casos de queimadura solar, pois promove o equilíbrio hídrico por osmose, por meio da exclusiva tecnologia Balance Hidro Osmose (BHIO), que evita a desidratação e ajuda a preservar as propriedades de barreira cutânea na pele lesada. Entre os benefícios do produto, destacam- se: resfriamento, hidratação, alívio da dor e da ardência, e ação microbiostática (bactérias e fungos são afetados em seu conteúdo hídrico por osmose, o que leva à desestabilização desses micro-organismos, evitando assim a proliferação).

O produto é de uso tópico, alivia o processo inflamatório decorrente das queimaduras solares e superficiais. É destinado à farmácia domiciliar, para imediato socorro para pacientes e classe médica, em especial na pediatria, por preencher uma lacuna no tratamento imediato das queimaduras solares e de primeiro grau.

O hidrogel tem ação física, é atóxico, biocompatível, inodoro e incolor. a formulação do Osmogel é livre de qualquer princípio ativo farmacológico que interfira no processo inflamatório, minimizando assim o risco de efeitos adversos. Osmogel é um produto produzido pela Farmoquímica (FQM), indústria farmacêutica com mais de 70 anos no mercado, que possui uma linha com mais de 40 medicamentos de marca, que atuam em diversos segmentos terapêuticos, cuidando da saúde desde a infância até a maturidade.

Tags: Bronzeamento Verão

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."