Esqueça inspirações que olham para décadas à frente, materiais, aviamentos e cores futuristas. A essência principal da moda praia para este verão se baseia, principalmente, em texturas artesanais, utilizando- se tanto do “toque” quanto dos materiais que proporcionam este efeito.

Será possível encontrar nos biquínis, maiôs, cangas e saídas de praia desta temporada referências claras de que o rústico estará em alta. Sem muitos esforços, encontramos nas passarelas desde tramados simples, como trançados utilizando o próprio jérsei (matéria- prima comum do beachwear), até peças confeccionadas com linhas no ponto crochê.

As cores empregadas nestes artigos transitaram entre diversas nuances, porém todas trabalhadas em contrastes mais escurecidos. Azul, amarelo, laranja e marrom serão os tons de destaque nas araras, criando jogos que lembram crepúsculos no céu.

A grande vantagem das texturas artesanais serem tendência da moda praia 2013, se aplica ao fato de que não existem restrições em seu uso. Qualquer pessoa está apta para usar peças, sejam biquínis, maiôs ou saídas de praia, pois a referência do tramado não reflete em alterações de volume no corpo. É claro que quem possui regiões mais fartas, como o busto, deve dar atenção a peças que recebam uma armação para sustentação, evitando efeitos negativos na produção.

Grifes como a Osklen e a Água de Coco para Liana Thomaz apresentaram esta tendência em seus desfiles no SPFW, convidado o espectador a visitar uma praia aonde se encontra referências culturais, estéticas e confortáveis para o verão 2013.

Zackary Casper

Tags: Artesanato moda praia Verão 2013

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."