Tendências Inverno 2010
As inspirações trazidas pelo WGSN
O site mais cobiçado pelos designers de moda WGSN (www.wgsn.com) é sitio voltado para a pesquisa de tendência de moda em diversos segmentos. Além de tendências visuais, o mesmo também exibe reportagens de comportamentos ligadas à moda, apresenta pesquisas de mercado e tem informações sobre design de móveis. Abaixo você pode ver as 3 tendências apresentadas pelo WGSN para o inverno 2010 e cujas inspirações vão desde as ruas De Varsóvia até restaurantes subterrâneos de Shangai.
INVINCIBLE (Invencível): Essa tendência traz o mundo da fantasia e do virtual insipirada nos super heróis e com certo comportamento de responsabilidade social. As tecnologias e as inovações estão fortemente presentes juntamente como sentimento de mudar a realidade, ser invensível, assumir identidades novas através de avatares digitais e fantasias, criarem novos sons (como os movimentos musicas dos subúrbios de Los Angeles e Paris), etc.
NICE (Legal): Essa tendência traz o otimismo, a simplicidade, a alegria e o resgate dos pequenos prazeres em contraponto ao momento difícil que vivemos atualmente e também de um mundo altamente tecnológico, não como quem foge dos problemas da vida real, mas é fazer o “jogo do contente” integrando movimentos como “yoga hope” que traz valores e tradições de gerações anteriores. É como inventar uma linha de geléias exclusiva inspirada na ‘receita da vovó’, ou também de chás que, ao invés dos tradicionais sabores, trazem pacotinhos de simpatia, felicidade e amor eterno.
FUTURE IMPERFECT (Futuro imperfeito): A valorização do mundo como ele é e a busca por transformá- lo em algo melhor é defendida pelos praticantes do wabi sabi, uma filosofia oriental, e que exemplificam essa vertente. A mesma traz as imperfeições a tona com o objetivo de transformá-las em algo útil, belo e agradável. Como isso poderia ser feito? Bem, segundo a tendência Future Imperfect isso poderia ser feito transformando-se o vão de um viaduto na Dinamarca em um belo playground colorido ou ‘ornamentando’ um muro na Faixa de Gaza com generosos painéis pessoas felizes.
Tendências Semana de moda de Milão para o Inverno 2010
A semana de moda de Milão Inverno 2010 trouxe menos luxo e mais criatividade para a passarela a fim de combater a crise. Viu- se uma mulher feminina e clássica, que deseja que as calças sejam deixadas de lado. Na boca, vermelho, é claro! A imagem andrógena volta à moda com força total combinada a elegância das ombreiras, resgate dos anos 80. Aliás, este foi o ponto comum entre as coleções (e esta não é uma exclusividade de Milão).
Cores fortes foi outra alternativa encontrada pelos estilistas para afastar a tristeza da crise econômica. Ah! E a propósito o cinza trouxe o tom do Inverno 2010. Saias curtas revelaram pernas e combinaram- se a meias três quartos pretas e cinzas e toque de feminilidade foi dado pelo salto alto. Os cachecóis bem longos, alguns tecidos à mão foram outros destaques. Alguns estilistas chegaram a combinar dois, um no pescoço e outro na cabeça, evidenciando uma espécie de capuz.
Outro acessório que fez a cena das passarelas italianas foi a boina. Enquanto a Missoni trouxe uma em estilo hippie, a Just Cavalli apostou em uma confeccionada em lã. Não obstante, a Emporio Armani trouxe duas: uma em tecido quentinho com uma aba pequena e outra em veludo com botões prata e dourado. Uma verdadeira elegância clássica!
Botas longas compuseram o visual e prometem fazer a cabeça das mulheres no inverno 2010. Cintos largos delinearam cinturas e para combater a crise... Casacos de PVC. Agora, o momento “negro” da economia não ofuscou o brilho que veio em echarpes e luvas.
Agora, uma novidade, ou melhor, uma estranheza foi a presença de tecidos que diríamos... nos lembram os tempos das nossas avós! Dentre eles, brocado, jaquard, lamê e veludo alemão , essa volta desses tecidos pode ser chamada de“ rentrée”. A Prada, que resgatou o guipure para o inverno 2009, iniciou a tomada do que podemos afirmar “tato vintage”. Em 2010 surgiu com o devorê. Contudo, semanas antes, em NY, Proenza Schouler já havia proposto um devorê, mas bem mais moderno.
Esses tecidos se apresentam mais rígidos, mais caretas e não têm ar de modernidade, contudo, encabeçaram as coleções de Dolce & Gabbana e Versace. Uma modelagem mais moderna, com mangas estruturadas, toques de modernidade e estilo, porém, garantiu que os looks de 2010 não terão cara de “roupinhas da vovó”.
Tags: Brocado Casacos Cintos confe Devorê Dolce & Gabbana economia estilistas estilo Fendi Inverno 2009 inverno 2010 Lã meias mercado milão Missoni moda Modelagem mulher mundo paris presentes Saias Semana De Moda semana de moda de milão tecnologia Veludo Versace
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."