Para o verão 2013 que começa a surgir nas prateleiras das peças de moda praia, encontramos várias referências do anos 60, dentre elas o estilo pin up e o estilo californiano da época.
Pensando nisso, os estilistas do segmento beachwear trouxeram para as passarelas das últimas semanas de moda brasileiras — SPFW e Fashion Rio — claras referências das inspirações nas décadas passadas, que foram materializadas em forma de modelagens diferenciadas.
A exemplo disso estão como líderes as hot pants, que já vieram de algumas temporadas atrás de sucesso, mas que para esta prometem reinar absolutas nas areias das praias brasileiras para o verão 2013. As peças vêm em versões mais “tradicionais”, que possuem a cintura super alta e comprimento de micro shorts, ou as “abrasileiradas”, que são mais cavadas e a cintura é mais baixa.
Além disso, para completaro biquíni retrô, a aposta é utilizar o top num estilo bustiê, que possui formas que remetem aos antigos sutiãs, em suas linhas e modelagens. Quem não gosta de usar biquínis também tem opção na moda praia retrô utilizando os maiôs na praia. Os modelos destas peças vêm em modelagens que lembram micro- vestidos, na maioria das vezes com um bojo bem estruturado.
Todas essas referências encontradas no passado trazem para o verão 2013 um novo conceito de moda praia, bem diferente do que as brasileiras estão acostumadas a ver ou usar. Peças utilizando mais tecido prometem tomar o lugar daquelas que revelavam bastante pele, inserindo uma nova maneira de se pensar em moda praia.
Caso as novas peças formem um visual carregado demais, existe a opção de combiná- las com os antigos biquínis, aqueles mais curtos mesmo. As hot pants orna com tops tomara-que-caia e os que possuem bojo. Já os tops bustiês caem muito bem com calcinhas com laterais mais grossas.
As cores também prometem, já que a cartela de cores trabalhadas pelos estilistas de moda praia da temporada abrangeu um alto mix de cores, que busca agradar todos os públicos. Desde os tons coringas de branco e preto, encontramos nuances vibrantes e neons, finalizando com cores que possuem acabamentos metalizados.
Ramona Gutkowski