O algodão é a fibra mais utilizada no mundo e possui alto valor mercadológico. Sua origem vem da Índia, onde foram tecidas as peças mais antigas – e da Etiópia – norte da África. Entre os países que mais produzem algodão no mundo encontram- se: Estados Unidos, Egito, China, Índia, Paquistão, Rússia e Turquia. O Brasil é destaque na América Latina e ocupa a primeira posição no ranking dos produtores de algodão. A produção brasileira concentra-se no Nordeste e no estado de São Paulo.

Não somente a fibra, mas praticamente toda a planta de algodão pode ser aproveitada: este é o grande diferencial do algodão perante as demais fibras naturais. A fibra é sem sombra de dúvidas, o material mais nobre. A semente, por sua vez, produz óleos, inclusive comestíveis. Até a penugem, curta e leve que fica presa aos caroços, tem várias utilidades, tais como estofo de travesseiros, almofadas, alguns estofamentos e, entra em composições mistas que fazem parceria com papel e mesmo o plástico. O algodão é a fibra mais resistente, podendo ficar séculos com conservação razoável e é menos vulnerável a traças, mofos e fungos. Até mesmo o refugo da fiação é reaproveitado na produção de estopas q barbantes. O óleo proveniente das sementes também é utilizado na indústria doméstica.

Plásticos, papel, filmes fotográficos, embalagens de produtos perecíveis que necessitam de conservação, etc. Todos esses produtos têm como matéria- prima o línter, a penugem que fica presa aos caroços depois de beneficiamentos.

A flor de algodão apresenta- se em diversas cores e tonalidades, dependendo do clima e da espécie: branca, azulada, rosada, amarela e tem a peculiaridade de abrir pela manhã e fornecer no dia seguinte. A floração começa no verão e termina no outono. Há também o desenvolvimento de fibras de algodão colorido o que eliminaria a etapa de tingimento dos fios.

Na indústria da moda, o algodão é a fibra que mais utilizada na fabricação de tecidos, para a confecção de roupas para os mais diversos públicos. Dependendo da qualidade e do número de fios – quanto maior é a quantidade dos mesmos, maior é também a qualidade – o algodão veste bebês, noivas e executivos, e seve de matéria- prima para a alta costura e o prêt-à-porter de luxo. Devido à sua grande resistência é indicado para vestimentas de trabalho, como macacões, jardineiras e calças, nas quais se destaca o jeans que tem o algodão como matéria-prima básica.

Alguns tecidos feitos de algodão

Aartex / Algodãozinho / Alpaca / Anarruga / Andriople / Atoalhado / Batista / Brim / Brocado / Calicot / Camayeux / Cambraia / Canelado / Canvas / Cavalinha / Cetim de Algodão / Cetinela / Chambray / Chenille / Chintz / Chita ou chitão / Cloquê / Coutil / Crepe de algodão / Cretone Crepão ou Crepon / Crinolina / Denim / Devorê / Double- face / Drill / Escocês / Esponja / Étamine / Feltro / Filó / Fil-à-Fil / Flanela / Fustão / Gabardine / Ganga / Gaze / Gorgurão / Jeans / Laise / Lona / Matelassê / Moleton / Morim / Musseline / Natté / Organdi / Organza / Otomã / Panamá / Peau-de-pêche / Percal / Pique / Popeline / Renda / Shirting / Suedine / Talagarça / Tarlatana / Toile-de-Jouy / Tropical / Tule / Zefir / Zuarte

Ramona Gutkowski Redação

Tags: Algodão Algodãozinho Alpaca Anarruga Andriople Atoalhado Batista Brim Brocado Calicot Cambraia Canelado Canvas Cetim Chenille Chintz Chita Chitão Cloquê confe confecção COSTURA Coutil Crepe Crepon Cretone Crinol Crinolina Denim Devorê Double-face Escocês Esponja Feltro Filó Flanela Fustão Gabardine Ganga Gaze Gorgurão Jeans Laise Lona macacões Matelassê mercado moda Moleton Morim mundo Musse Musseline Natté noiva Organdi Organza Panamá Percal Popeline Renda Roupas são paulo Shirting Suedine Talagarça Tarlatana Tela Toile-de-Jouy Tropical Zefir Zuarte

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."