Síntese do segundo dia do SPFW verão 2014

O segundo dia do SPFW verão 2014 aconteceu em 19 de março de 2013, no prédio da Bienal em São Paulo. Durante o evento foram apresentadas as coleções de Verão 2014 das grifes Adriana Degreas, Acquastudio, Ronaldo Fraga, Fórum e Ellus.
Adriana Degreas
A coleção de Adriana Degreas foi inspirada no Rio Déco — influência francesa na arquitetura e Copacabana boêmia dos anos 50. Com uma cartela de cores com predominância de preto e branco, rosa, vermelho e prata, os artigos foram confeccionados em cetim pesado, tule, zibeline e lâme.
A geometria Déco do Rio de Janeiro apareceu em peças com recortes estratégicos, saídas de banho com formas retas e em pregas curtas. Efeitos geométricos criados a partir da mistura de tecidos e contrastes de cor trouxeram o tule transparente e os decotes chamativos como destaques da coleção. A estilista trouxe de volta as toucas Swim Caps que eram usada para não desmanchar o cabelo das banhistas.


Acquastudio
Motivada a criar uma releitura da própria marca, a grife Acquastudio deu à seus vestidos toques de alfaiataria em tecidos mais estruturados. A coleção de Verão 2014 foi toda feita nas cores azul marinho e off- white e em materiais como organza, tule, gaze, renda, zibeline e algodão com seda. O toque romântico ficou por conta dos bordados com pérolas, plissados e muitas camadas babado.


Ronaldo Fraga
O estilista Ronaldo Fraga buscou inspiração na paixão nacional, o futebol dos anos 30, 40 e 50. Para confeccionar sua coleção de Verão 2014, Fraga usou seda pura e linho acetinado em cores vibrantes, além do branco e marfim. Por trás das criações do estilita, muita história da participação dos negros em times de futebol foi contada, o que enriqueceu ainda mais as produções.
Ronaldo criou times, uniformes e emblemas em peças largas como bermudas, shorts e camisas amplas. Com estampas de listras e bolas, além de crochês vazados, algumas produções faziam referência a rede de gols.


Forum
Inspirada na Bossa Nova e no universo náutico, a Forum apostou nos materiais de alfaiataria, em bordados, algodão, renda e seda. A grife trouxe uma cartela de cores composta por marinho como base, além de cores como o branco, laranja, verde e amarelo.
O resultado foi uma coleção feminina e delicada, com destaques nos vestidos de formas amplas e decotes profundo nas costas ou laterais. A tendência navy também foi impressa nas estampas de cordas e barquinho, além das golas de marinheiro.


Ellus
Uma viagem pela Índia de moto serviu de inspiração para a grife Ellus criar a coleção verão 2014. Roupas comerciais e com pretensão prêt- à-porter foram criadas com uma grande variedade de materiais, tais como chamoix, seda e organza metalizadas, denim, couro perfurado, cetim, jacquard e algodão com texturas de ráfia em tons terrosos, areia, off-white, preto e estampas florais.
Roupas utilitárias criadas de maneira sofisticada e jeans são os destaques do último desfile do segundo dia do SPFW. A silhueta feminina desta coleção foi ajustada ao corpo com peças que dão movimento sobrepostas. Já nos modelos masculinos, camisas com cortes de jaqueta perfecto, barras da calça dobradas e sapatos de solado pesado ou ternos esportivos com zíperes foram apresentados.


Norberto Runte II
Tags: Acquastudio adriana degreas Ellus Ronaldo Fraga são paulo spfw Verão
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."