Com expositores e compradores de todo o Brasil, a semana oficial da moda paranaense chega à sétima edição com boas expectativas.

O Showroom de Negócios do Paraná Business Collection (PBC) chega a mais uma edição ampliando seu campo de ação ao receber, pela primeira vez, marcas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul ao lado das paranaenses. Acerta também o passo com o calendário da moda, já que, a partir de agora, o PBC terá duas edições no ano, disponibilizando com bastante antecedência para o mercado os lançamentos da temporada. Em uma área de 2 mil metros quadrados, com uma estrutura especialmente preparada para facilitar a apresentação das novas coleções para o Inverno 2013, expositores do Showroom receberão a visita de compradores especialmente selecionados entre os principais do país.

O 7º PBC, evento realizado pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado Paraná), através do Conselho Setorial da Indústria Têxtil e Vestuário do Paraná, e pelo Sebrae/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná), acontece de 6 a 10 de novembro, no Centro de Eventos da Fiep. O Showroom de Negócios do PBC acontece no mesmo local de 7 a 9 de novembro.

O PBC foi idealizado para dar visibilidade à criatividade e à qualidade da produção têxtil do Paraná, aproximando a moda paranaense dos canais de comercialização em todo o Brasil e abrindo novas perspectivas de negócios. A cada ano com mais projeção, ele é hoje também um importante meio de divulgação das micro e pequenas paranaenses. “Acreditamos que por meio do Paraná Business Collection conseguimos promover o setor do vestuário e, com a abertura do Showroom de Negócios do PBC para os outros estados do Sul, vamos fortalecer a indústria da moda na região como um todo”, aposta Carla Werkhauser, coordenadora estadual do vestuário do Sebrae/PR.

No ranking da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), o Paraná está entre os quatro principais polos produtivos do Brasil, respondendo por 8,74% do PIB do setor. São mais de 6 mil indústrias (têxtil, vestuário e couro), a maioria micro e de pequeno porte, que geram em torno de 98 mil postos de trabalho. O setor é o segundo maior empregador industrial do estado, respondendo por 14,2% dos empregos do segmento. Esse montante representa 7,5% da massa de trabalhadores atuantes no setor no Brasil. Dos 399 municípios do estado, 78% possuem algum processo produtivo ligado à confecção.

Novas perspectivas

É um momento de transição para o PBC, ressalta Carla Werkhauser, com a implantação de uma nova estratégia que resultará em mercados regionais mais fortes. “O Sul do Brasil é reconhecido pela qualidade da sua produção em diversos segmentos e acredito que a participação de Santa Catarina e Rio Grande do Sul no Showroom vai proporcionar ao setor têxtil e de confecções do Sul do país ser lembrado também pelo design e criatividade das suas indústrias”, avalia.

As expectativas não poderiam ser melhores, pois as duas edições do ano colocam o PBC na ponta de lança na apresentação das coleções para a temporada 2013. “Este ano somos um dos primeiros eventos do país a apresentar o que será moda no inverno, estação na qual a produção dos estados do Sul é muito forte”, lembra Marcelo Surek, coordenador do Conselho Setorial da Indústria Têxtil e Vestuário do Paraná. Para o diretor- superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, a abertura para empresas dos estados vizinhos é uma estratégia acertada. “Sob o ponto de vista empresarial, o PBC passa a ter uma responsabilidade maior, agora também estimulando negócios com empresas de estados vizinhos que, assim como o Paraná, apostam na moda como um diferencial no mercado.”

Ao lado dessas novas iniciativas, o convite para compradores especialmente convidados de todo o Brasil, prática adotada desde o primeiro PBC, promove a moda brasileira feita no Paraná. “Eles possuem clientes diferenciados e nos ajudarão a consolidar o Paraná como um estado que faz moda”, aposta a coordenadora do Sebrae/PR, Carla Werkhauser. Uma empresa foi especialmente contratada para dinamizar o Showroom de Negócios do PBC, a mineira EBE. A Empresa Brasileira de Eventos tem em seu cadastro os melhores compradores do Brasil. Boa parte dos compradores convidados visitará o showroom pela primeira vez. “Aceitaram porque já ouviram falar, principalmente, do setor de malharias do Paraná e do sul do país”, pontua Manoel Luiz Araujo, consultor FIEP para o Setor Têxtil e Vestuário. Segundo ele, o objetivo dessa iniciativa é a realização efetiva de negócios para destacar a região como um dos principais motores da economia do país.

A importância crescente do Showroom de Negócios do PBC pode ser demonstrada também por sua linha de crescimento. Na primeira edição 21 marcas participaram. Em 2012, a expectativa é que esse número duplique, um crescimento que se reflete também no mercado paranaense e sulista do vestuário. Para o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, a cada edição do PBC fica mais evidente que há um grande investimento, também conceitual, que diferencia a produção estadual. Na avaliação dele, os empresários paranaenses do setor estão produzindo “moda com um grande diferencial em design e qualidade.”

Tags: Sebrae Moda Paraná Paraná Business Collectio

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."