No próximo dia 26, às 20 horas, especialista em mercado de luxo e comportamento do consumidor, Carlos Ferreirinha, ministrará sobre oportunidades geradas a partir de novas tendências; inscrições já estão abertas

Mudanças de mercado e novos comportamentos de consumo têm gerado oportunidades de reposicionamento e redefinição de marca para micro e pequenas empresas, em especial do setor de moda. De olho no mercado de luxo, que está em expansão e em fase de profissionalização no Brasil, esse movimento exige produtos diferenciados e com alta qualidade.

Para que empresários, colaboradores e estudantes, tanto do setor de moda e vestuário quanto de outros segmentos, tenham acesso a informações sobre essa fatia de mercado, o Sebrae/PR, por meio do Circuito Moda e Inovação no Paraná, promove em Cianorte, no noroeste do Paraná, a palestra “Moda e inovação: novos mercados, novas competências”. O evento será na próxima segunda- feira, dia 26, às 20 horas, no auditório da Universidade Paranaense (Unipar), que fica na Avenida Brasil, 1.123.

A temática, explica a coordenadora estadual do Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser, será abordada pelo especialista em mercado de luxo e comportamento do consumidor, Carlos Ferreirinha. Formado em Administração, ele atuou durante sete anos como executivo da Louis Vuitton Brasil e já foi consultor para projetos especiais da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT). Atualmente, é diretor presidente da MCF consultoria e conhecimento, empresa pioneira em consultoria integrada de negócios sobre Gestão do Luxo na América Latina.

De acordo com a coordenadora estadual, a iniciativa objetiva estimular o desenvolvimento estratégico das empresas de moda e vestuário da microrregião. “Temos muitas micro e pequenas empresas que trabalham com produtos de qualidade e, por isso, há grande potencial para reposicionar marca, adequando conceitos e produtos, a fim de aproveitar essa tendência, que é o mercado de luxo”, enfatiza.

Élvio Saito, gestor do Projeto Polo do Vestuário do Noroeste do Paraná, adianta que, durante a palestra, Carlos Ferreirinha esclarecerá o que é a “Era da Transformação”, na qual surgem novos perfis de ricos, que apresentam diferentes costumes e hábitos de consumo. “Essas mudanças demandam competências diferenciadas. Isto é, além da alta qualidade inerente ao produto de marca, é preciso ter apelo emocional e de originalidade para construir uma relação de proximidade, lealdade e de confiança entre o cliente e a empresa”, explica o consultor do Sebrae/PR.

Para Paulo Roberto Simplicio Junior, coordenador do Núcleo Setorial do Arranjo Produtivo Local (APL) do Vestuário de Cianorte- Maringá, a iniciativa de trazer um palestrante renomado para Cianorte é importante e vem ao encontro do que as entidades têm trabalhando junto aos empresários de micro e pequenas empresas do vestuário.

“Temos firmado parcerias, como fizemos recentemente com a Itália, para que os nossos empresários e profissionais conheçam o mercado global, percebam o contexto brasileiro e, a partir disso, saibam aperfeiçoar os seus produtos. A contribuição do palestrante é justamente fazer essa relação de conhecimentos, agregando experiências de grandes empresas e marcas, para mostrar que pequenos empreendimentos também podem aproveitar os novos filões de mercado”, salienta Paulo Junior.

A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura Municipal, APL do Vestuário de Cianorte- Maringá, Unipar, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Sindicato das Indústrias do Vestuário de Cianorte (Sinveste). O Circuito Moda e Inovação no Paraná já levou a ação para Apucarana, na região norte, e Francisco Beltrão, no sudoeste. Em Curitiba, a palestra acontece em 4 de dezembro.

Empresários, profissionais e estudantes, tanto do setor de moda e vestuário quanto de outros segmentos, interessados em conhecer as tendências de mercado e os novos comportamentos de consumo, podem efetivar inscrição com os agentes locais de inovação. O contato do Wellington é o (44) 9883- 8893, e o telefone do Sidney é o (44) 9902-9613. O investimento é de R$ 30 por empresa e de R$ 20 por estudante.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Tags: Cianorte Sebrae

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."