O Sebrae/PR, por meio do Projeto Polo do Vestuário no Noroeste do Paraná, do Projeto Agentes Locais de Inovação e do Arranjo Produtivo Local (APL) do Vestuário de Cianorte e Maringá, oferece às micro e pequenas empresas do setor têxtil e de confecção de Nova Esperança e de Japurá a capacitação “Gestão e Técnicas de Produção Têxtil e Confecção” e clínicas tecnológicas. As atividades serão realizadas nos próximos dias 11 e 18, respectivamente.

A iniciativa faz parte de um ciclo de palestras, iniciado em 2011 no noroeste do Paraná, e que já percorreu os municípios de Maringá, Umuarama, Altônia e Paranavaí. Este ano, o trabalho será encerrado em Nova Esperança e Japurá com o apoio da Prefeitura de Nova Esperança, Associação Comercial e Empresarial de Nova Esperança (ACINE), Prefeitura de Japurá, Associação Comercial e Industrial de Japurá (ACIJA), Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá e Região (Sindvest), e Sindicato das Indústrias do Vestuário de Cianorte (Sinveste).

O consultor do Sebrae/PR, Élvio Saito, explica que a capacitação objetiva conscientizar empresários e colaboradores sobre a importância de implementar procedimentos adequados, indicadores de produção e controles que auxiliem a gestão de produção. “Queremos fomentar a cultura da inovação e o fortalecimento do setor para que as empresas e produtos ganhem mais competitividade e alcancem novos mercados”, afirma Élvio Saito.

O consultor do Sebrae/PR acrescenta que, na programação, também está prevista a realização das clínicas tecnológicas, que consistem em consultorias especializadas para empresários ou gestores de produção. Na oportunidade, os participantes poderão sanar dúvidas e receber orientações sobre como melhorar o controle de produção a partir de indicadores de gerenciamento de dados da empresa.

A instrutora, tanto da clínica tecnológica quanto da capacitação, será a economista Margarete Campos Vieira. Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Consultoria e Instrutoria, ela também é pós- graduada em Engenharia de Produção e atua no setor de confecção há mais de dez anos, em setores de engenharia de produtos, processo e PPCP (Planejamento, Programação e Controle de Produção).

Segundo Margarete Vieira, a capacitação foca o planejamento e a gestão do negócio por meio de técnicas inovadoras que podem ser aplicadas em qualquer área de atuação do segmento do vestuário. Para tanto, serão abordados assuntos como: planejamento da produção; balanceamento de cargas sobre máquinas e sistemas; elementos básicos da gestão da qualidade; organização de sistema de controle de qualidade; layout; método e organização dos postos de trabalho.

Margarete Vieira acrescenta ainda que, durante o treinamento, os participantes poderão dimensionar o porte da empresa a partir de análises que relacionam previsão de demanda e capacidade produtiva. Além disso, os empresários saberão administrar os recursos produtivos, aplicar os princípios de gestão de qualidade e organizar com eficiência os processos de trabalho.

A partir desses conhecimentos, Élvio Saito afirma que a expectativa é de que os empresários passem a administrar melhor os prazos de entrega, diminuam custos e desperdícios, acompanhem passo a passo o fluxo produtivo e observem se a empresa precisa de investimentos em capacitação de colaboradores, de mais equipamentos ou de recursos humanos.

“A competitividade está cada vez mais acirrada. Esperamos auxiliar os empresários e gestores a tomarem decisões mais assertivas a fim de que as empresas se desenvolvam de modo eficaz e estratégico. Além disso, com a implantação de indicadores de gerenciamento, será possível acompanhar e monitorar o desenvolvimento dessas empresas, gerando conhecimento científico”, enfatiza Élvio Saito.

Mais informações Em Nova Esperança, a capacitação “Gestão e Técnicas de Produção Têxtil e Confecção” acontece no dia 11, às 19 horas, na ACINE, que fica na Rua Vereador José Felipe Elias, 635, Centro, telefone (44) 3252- 4242. Em Japurá, a ação será realizada no dia 18, às 19 horas, na ACIJA, que fica na Rua Palmital, 195, telefone (44) 3635-2564.

As clínicas tecnológicas serão realizadas em horário comercial e exigem agendamento prévio. Mais informações e inscrições devem ser obtidas na associação comercial das respectivas cidades. Ao todo, há 50 vagas em cada município.

Sobre o Sebrae/PR O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Tags: confecção CURSOS mercado Sebrae

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."