São Paulo Fashion Week SPFW

Na nossa realidade atual, é praticamente impossível se pensar em moda no Brasil sem relacioná- la com o SPFW (São Paulo Fashion Week), a semana de moda mais importante do país e da América Latina. Para se ter uma ideia, o SPFW é a quinta maior semana de moda do mundo, perdendo apenas para os eventos de Paris, Milão, Nova York e Londres, respectivamente.
O evento nasceu da ideia e ousadia de Paulo Borges, esse que trabalha com moda há 30 anos e sempre visitou as semanas de moda internacionais, observando tudo o que acontecia na hora da apresentação dos desfiles, mas também na parte estrutural e organização do episódio. Como naquela época (meados dos anos 90) ainda não existia nada parecido com isso no Brasil, Paulo Borges programou a ideia nas terras tropicais e lançou em 1996 o Morumbi Fashion Brasil.

Consolidando seu espaço no cenário brasileiro, o Morumbi Fashion Brasil tinha em seu repertório quatro desfiles diários, com um público de 300 pessoas em média. Nesse meio tempo, depois de ir conquistando o devido prestígio, o evento projetou para o mercado fashion nomes que hoje são indispensáveis para a moda brasileira, alguns como Ronaldo Fraga e Reinaldo Lourenço.
Como naquela época o governo Collor cedeu uma abertura no mercado interno para as importações, os empresários brasileiros começaram a realizar mais investimentos para frear os produtos internacionais que não paravam de desembarcar no Brasil. Grifes como Chanel e Versace eram os grandes nomes que assustavam os empresários de moda na década de 90, que começaram a repensar em suas fórmulas para lançar produtos que competissem com esses.

Em 2001, após ter conquistado o seu lugar e estar engajado nos trilhos certos, o Morumbi Fashion Brasil passou a se chamar São Paulo Fashion Week, tal como conhecemos e prestigiamos hoje. Realizado duas vezes por ano, a semana de moda paulistana apresenta todas as tendências de verão e inverno nas passarelas montadas na Bienal do Ibirapuera.
Para se ter uma ideia da dimensão que o SPFW tomou, basta analisar os gráficos de investimento desde a época em que se iniciou (como Morumbi Fashion Brasil) até hoje. Nos anos 90, o dinheiro investido no evento girava em torno de 600 mil reais. Hoje, com 16 anos de vida, o SPFW movimenta 63 bilhões de reais, seja nos desfiles, anúncios e visitantes para São Paulo, empregando direta e indiretamente 1,7 milhões de brasileiros e reunindo ao todo 30.000 empresas envolvidas com o evento.

Com um engajamento social, o SPFW também já apoiou nas passarelas da Bienal campanhas contra a fome, prevenção da AIDS e luta contra o câncer, além é claro de estruturar toda a indústria têxtil do Brasil. Nos corredores do evento também são encontradas exposições de arte, fotografia e moda, é claro.
Zackary Casper
Tags: Desfiles Semana De Moda spfw
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