A Semana de Moda de Paris é a última das semanas do principal circuito fashion, que passa também por Nova York, Londres e Milão. A capital francesa é sinônimo de elegância, trazendo duas vezes por anos os grandes nomes da moda mundial. A cidade inaugurou sua fashion week no prêt- a-porter no ano de 1973, quando foi estabelecida a Federação Francesa da Alta Costura, Prêt-À-Porter dos Costureiros e Criadores de Moda. Ao contrário das outras grandes semanas de moda, a realizada em Paris mudou muito pouco desde então, configurando-se de maneira muito parecida com a que conhecemos hoje.

Dentro da Federação, existem três câmaras sindicais responsáveis pela Alta Costura, Prêt- a-Porter Feminino e Prêt-a-Porter Masculino. A Câmara Sindical da Alta Costura, fundada em 1868, de onde deriva a Federação, é presidida por Didier Grumbach. Seus membros são as maisons de costura com o certificado de Haute Couture. Esse certificado é protegido legalmente e só pode ser usado por casas às quais foi concedido. As maisons são listadas em um decreto emitido anualmente por uma comissão especial do Ministério da Indústria. Jacques Mouclier é o Presidente de Honra dessa Câmara Sindical.

A Câmara Sindical do Prêt- À-Porter dos Costureiros e Criadores de Moda, criada em 1973, é composta por grifes e designers do ready-to-wear feminino. O presidente é Guillaume de Seynes, da Hermès e os vices, Nathalie Rykiel, da Sonia Rykiel e Ralph Toledano, da Chloé. Já a Câmara Sindical da Moda Masculina, estabelecida no mesmo ano, compõe-se pelas marcas e designers de prêt-à-porter masculino. O Presidente de Honra é Pierre Cardin, o presidente, Patrick Thomas, da Hermès e o vice é Christophe Caillaud, da marca de Jean Paul Gaultier.

Junto com as três câmaras, a Federação conta com aproximadamente 100 membros. Ela representa as companhias e marcas famosas que são grandes exportadoras. Uma especificidade dessa Federação Francesa é qualificar como “membros associados”, casas de moda do Japão, Itália, Bélgica, entre outros, apresentando por meio disso a crescente internacionalização da moda.

Todo ano, em janeiro e em julho, Paris apresenta cerca de 30 desfiles de Haute Couture e 30 de moda masculina. Em março e outubro traz mais de 100 coleções de prêt- à-porter feminino. A Federação estabelece as agendas de desfiles para evitar conflitos de tempo que impossibilitem a imprensa e os compradores de acompanharem todas as coleções. Desde 1982, locais prestigiados da capital francesa são usados para apresentar os desfiles: o Cour Carrée e o Cour Napoléon, no Louvre, depois o Jardin des Tuileries e mais tarde o Cour de Carrée restaurado. Em 1994, as salas do Carrousel du Louvre foram construídos, após um projeto concebido por iniciativa da Federação. Desde então, o Carrousel tem sido o ponto central a partir do qual a Federação procura locais suficientemente próximos um do outro, a fim de poupar tempo de transporte. De fato, oferece aos jornalistas e compradores meios para se locomover entre os vários lugares de realização dos desfiles.

Das semanas de moda de Paris, participam marca genuinamente francesas, como a Chanel, Balmain, Lanvin, Balenciaga, Emanuel Ungaro, Chistian Dior, Givenchy, Louis Vuitton, entre muitas outras, além de designers internacionais, como os inglês Gareth Pugh com suas coleções peculiares, e Vivienne Westwood, a rainha do punk.

Dr. Euna Rowe MD Redação

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