Técnica ajuda a ter um abdome mais definido

Com a chegada do inverno, muitas clínicas de cirurgia plástica registram maior procura por procedimentos cirúrgicos e estéticos por quem deseja apresentar um contorno corporal mais definido no próximo verão. E se existe uma região do corpo em que o mínimo é o máximo é o abdome - um importante sinalizador do quanto uma pessoa está ou não em forma. Em muitos casos, para deixar a região mais definida, sem as incômodas gorduras localizadas e flacidez, o indicado é uma abdominoplastia.

Esta técnica é um dos procedimentos mais realizados em cirurgia plástica. Em geral, fatores como gestações múltiplas e a genética contribuem para que a pele da região fique flácida, promovem a abertura dos músculos verticais, levam ao depósito de gorduras e deixam marcas de distensão na região abdominal "Mesmo uma perda de peso substancial pode influenciar na anatomia desta parte do corpo. Como estas áreas não respondem a dieta e rotina de atividades físicas, o abdome assume tamanho desproporcional em relação ao restante do organismo", ressalta Dr. Sergio Aluani (CRM- SP 48940), Membro Especialista e Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Membro do Colégio Internacional de Cirurgiões, Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e diretor da Clínica Aluani.

De acordo com o Dr. Sergio Aluani, os pacientes mais indicados para este tipo de procedimento são pessoas que apresentam características como flacidez abdominal seletiva ou generalizada da pele e/ou da musculatura vertical do abdome estirada, com estrias ou não, sofreram com hérnia umbilical, apresentam dobras de pele sobre a calcinha ou biquíni, além dos indivíduos que perderam muito peso e exibem excesso de pele em todo o abdome ou apenas em algumas regiões dele.

Com o constante avanço da medicina na busca de proporcionar bem- estar aos pacientes, novas técnicas e aprimoramento das já existentes fazem com que a abdominoplastia seja mais segura e os resultados mais satisfatórios, que permitem esculpir esta região e ter um resultado mais harmonioso e com naturalidade. "O umbigo, por exemplo, que para muitos ficavam com aspecto artificial e não estético, hoje já tem um resultado esteticamente satisfatório de posicionamento, não permitindo identificar que o abdome foi operado".

Estética corporal

Para quem acredita que com a abdominoplastia é possível emagrecer, Dr. Sergio adverte que esta cirurgia não é para esta finalidade, pois promove uma perda de peso referente apenas ao tecido que foi retirado. "Quando se trata o abdome com a remoção da pele e gordura e o reposicionamento da musculatura que se apresentava flácida, podemos ter uma definição da cintura abdominal, que vai se apresentar mais fina. Desta forma, a cirurgia pode gerar uma sensação de emagrecimento".

O especialista explica também que é importante entender que se deve analisar o excesso de pele para obter uma estética agradável e, ao mesmo tempo, um abdome funcional em relação aos movimentos usuais, e também a qualidade da pele - que sofre influência com a idade, genética, alimentação, cuidados e outros fatores. "A avaliação da retirada de pele tem que ser bem realizada em relação à flacidez existente e outros parâmetros estéticos e também para não ocorrer problemas circulatórios na recuperação. Por isso, a quantidade de pele retirada varia de acordo com cada paciente".

Com a abdominoplastia tanto a celulite quanto as estrias ou outras deformidades, como cicatrizes presentes no excesso de pele que foi retirada, tendem a sair junto. "As estrias que permaneceram no tecido que não foi excluído ficam, na maioria das vezes, menos perceptíveis devido ao estiramento descendente ou ascendente desta pele", esclarece o Dr. Aluani.

Lipoaspiração

Com o objetivo de realçar os resultados desejados, o especialista conta que é possível realizar uma lipoaspiração, simultaneamente com a abdominoplastia. "Não só é possível como é importante quando esta se faz necessária. Antes da introdução da lipoaspiração na rotina desta cirurgia os resultados não eram tão satisfatórios, devido à falta de acabamento da cirurgia abdominal. Antes ficava, em algumas situações, um acúmulo de gordura residual nas laterais, na altura do estômago ou abaixo dele, restando um abaulamento não estético nestas áreas", explica.

Em relação à cicatriz, Dr. Sergio Aluani relata que nas várias fases da plástica abdominal e no decorrer dos anos, sempre houve a preocupação de manter uma cicatriz menos perceptível e escondida. "Atualmente a cicatriz é colocada na marca do biquíni ou da calcinha, conforme o desejo de cada mulher. E com o intuito de refinar ainda mais a aparência dessa marca, aplica- se a cola cirúrgica porque ela diminui a tensão da pele e mantém as bordas mais próximas. Isso permite acentuar a qualidade da cicatriz".

Após o procedimento é necessário cultivar alguns hábitos que irão manter os resultados dentro do padrão desejado, como hidratar a pele, manter uma alimentação equilibrada, realizar drenagem linfática e um programa de atividade física.

Hoje, existem ainda tratamentos estéticos não- cirúrgicos que se apresentam como uma alternativa à abdominoplastia e podem diminuir muito a flacidez abdominal. "Mas é necessário uma avaliação física do paciente e suas expectativas para uma melhor orientação e indicação", finaliza.

Perfil

Dr. Sergio Aluani (CRM- SP 48940), diretor da Clínica Aluani Cirurgia Plástica e Estética, é graduado pela Universidade São Francisco, com especialização em Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutiva pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O médico é Membro do Colégio Internacional de Cirurgiões, Membro Especialista e Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Membro das Sociedades Brasileiras de Laser em Medicina e Cirurgia e de Cirurgia Cranoniomaxilofacial, além de integrar o corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês, São Luiz e Oswaldo Cruz.

Tags: Celulite Estrias Flacidez Lipoaspiração

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."