A pele é o maior órgão do corpo humano e consecutivamente, o mais exposto aos olhares e aos fatores externos do dia a dia. Por isso, é fundamental saber qual o seu tipo, a fim de manter uma rotina de cuidados para deixá- la sempre saudável, atendendo as necessidades específicas exigidas por ela.

Antes de tudo, é preciso saber que cada pele reage de acordo com as condições biológicas e climáticas, diferindo- se entre normal, seca, oleosa, acnéica e sensível. Porém, cada pessoa tem seu próprio metabolismo, variando de acordo com a herança genética, hábitos alimentares e o ambiente em que vive - o que reflete diretamente no tipo de pele.

É importante saber que todos nós temos maior concentração de glândulas sebáceas na região T do rosto – testa, nariz e queixo – do que nas partes laterais, assim, todas as variações de pele, até as secas, possuem maior oleosidade nessa área da face.

Pele Oleosa:

Peles oleosas são as que mais produzem secreções sebáceas e sudoríparas, sendo assim, possuem aspecto de pele úmida, brilhante e aparência espessa. Os poros ficam dilatados, sendo visíveis e facilitando o aparecimento de cravos, principalmente na região T, por ser mais oleosa.

Se você possui esse tipo de pele prefira produtos em gel, em e loções ‘oil free’ – isentos de óleo. Os cremes são completamente proibidos, pois por serem emolientes, aumentam a oleosidade.

Pele Seca:

A pele seca não é muito comum entre os brasileiros, pois é típica de regiões frias ou com baixa umidade relativa do ar, sendo mais frequente no sul do país. Como características, essa pele apresenta aparência opaca e espessura fina.

Ao contrário da pele oleosa, os poros quase não aparecem e devido à falta de hidratação, pode chegar a escamar, sendo propensa ao aparecimento de rugas precoces e vasinhos.

Irritações e alergias são mais frequentes neste tipo de pele, logo, recomenda- se o uso de hidratantes com propriedades antiinflamatórias, com proteção a radicais livres, variação do clima, poluição do ar e raios solares.

O excesso de banho também é rival das peles secas, pois eliminam a camada oleosa que protege e hidrata a pele, sendo um problema ainda maior no inverno, quando os banhos são mais longos e a água mais quente.

Pele Normal:

A pele normal é a desejada por todos, pois produz gordura e tem elasticidade na quantidade ideal, o que produz uma aparência saudável, aveludada e viçosa. Sua elasticidade e brilho natural deixam os poros imperceptíveis.

É uma pele equilibrada e naturalmente hidratada, com a quantidade ideal de oleosidade, raramente com cravos e espinhas.

Pele Acnéica:

A acne não se trata de um tipo de pele, mas sim de uma doença. Porém, a pele acnéica apresenta algumas características comuns, como, muita oleosidade e brilho. É frequente ter áreas inflamadas e com pontos avermelhados, devido a cravos e espinhas. Áreas como o rosto, o peito e as costas são as partes mais afetadas, por possuírem maior número de glândulas sebáceas.

Além de ser um problema estético, os cravos e espinhas sinalizam um desequilíbrio orgânico e, portanto, exigem cuidados específicos que vão desde simples lavagens com produtos específicos, até tratamentos médicos a base de remédios ácidos.

Pele Sensível:

As peles claras têm maior facilidade de apresentar sensibilidade, apresentando características como: serem finas, frágeis e bastante irritáveis, ficando avermelhadas com facilidade e reagindo facilmente ao contato com agentes externos como o sol, cosméticos inadequados e variações climáticas.

Produtos suaves podem facilmente irritá- la, assim como a tendência a desenvolver acne, rosácea – doença crônica caracterizada por uma vermelhidão no rosto – e dermatites são grandes.

Agora que você já descobriu o seu tipo de pele pode cuidá- la da maneira correta. Optando por produtos específicos, você obterá uma derme hidratada e saudável.

Tags: Acne Creme Hidratação Hidratante Hidratantes Pele Pele Seca Rosto Rugas

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."