Muitas vezes, os sentimentos não são expressos pelas palavras. Nisso, as flores possuem um papel essencial, pois, através de sua beleza, cores, perfumes e formas, elas transmitem mensagens carregadas de emoção e significado. A propósito, cada flor possui um signo que “ilustra” um sentimento.

O costume de se dar flores como presente pode ser visto há até pouco tempo atrás, quando as cartas ainda eram a forma principal de comunicação entre as pessoas. Nesse contexto, as flores eram utilizadas como uma demonstração de carinho e afeto com relação a uma pessoa através de sentimentos intrínsecos às flores. Um deles, talvez o mais significativo, seria o de que aquele que recebe é extremamente importante para o remetente. A origem do significado das flores parte de uma história em que uma mulher distinta do século XVIII, ao visitar a Turquia, ficou impressionada com os gestos daquele povo de se comunicar apenas com flores, sem a necessidade do uso de palavras. Os sentimentos expressos podiam ser diversos, desde demonstrar amor ou ódio por alguém e tudo isso era possível porque eles eram expressos pelas flores.

E não para por ai! O costume difundiu- se pela França onde foi criada uma linguagem composta por símbolos florais. Com a obra Le Langage dês Fleurs, em 1819, esse tipo de comunicação ganhou força e poetas e românticos da época passaram a tratar da beleza e do valor das flores em suas poesias.

Com a Era Vitoriana, a simbologia das flores ficou mais complexa e o significado das mesmas passou a ser influenciado também pela forma como eram oferecidas e recebidas. Quantidade, cores e formas passaram a ter forte influência na diferenciação dos significados. Assim sendo, uma rosa vermelha, por exemplo, ao ser entregue aberta, indicava que o remetente tinha forte admiração pela beleza de uma mulher.

Hoje, quem não gosta de ganhar flores? Tenho certeza que você se sente lisonjeado ao receber tamanho agrado. Isso é conseqüência do ato de enviar flores, arranjos e buquets e que têm se tornado parte do nosso dia a dia. É certo que a beleza desses presentes enche os nossos olhos, contudo, não é tal atributo maior do que os sentimentos presentes na ação de dar flores como presente. É fato de que muitas pessoas, por exemplo, têm o seu coração pleno de felicidade e os olhos radiantes ao receberem um buquet de rosas vermelhas e sentirem o amor da pessoa o presenteou. Os sentimentos tornam- se vivos numa imagem inesquecível! Provavelmente, se você tem alguma dificuldade e não sabe como presentear a pessoa amada as flores são uma grande possibilidade, afinal, elas têm características muito positivas tanto para quem dá quanto para quem recebe. Aquele que oferece dificilmente erra e quem recebe facilmente se alegra com uma demonstração viva, carinhosa e natural dos sentimentos de alguém.

Abaixo você encontra alguns tipos de flores e, no site http://www.flores- guia.com.br/ confira os signficados delas:

Tags: 284 Beleza história Leno mulher perfumes presentes

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."