Pilates para gestantes

A atividade de pilates para gestantes é uma opção muito agradável e eficaz de alongar os músculos e evitar desconfortos da gravidez, pois além de proporcionar condicionamento físico, o pilates auxilia no controle do peso e um abdômen forte, o que auxiliará no trabalho de parto.
Outro benefício do pilates para grávidas que depois do nascimento do bebê, se essa região estiver bem treinada, ela voltará ao normal mais rapidamente.
O pilates fortalece a musculatura e também auxilia no funcionamento psicológico da grávida, uma vez que exercícios físicos melhoram a disposição e a saúde de quem os pratica.
Essa prática acontece de acordo com o grau de condicionamento físico da gestante, por isso é possível começar bem de leve e ir aumentando o nível de exercício conforme o tempo e o conforto da grávida.

Cuidados com o pilates para gestantes
As gestantes devem ter cuidado com todo o tipo de exercício que forem praticar, até mesmo com o pilates.
Os exercícios muito saltados ou com movimentos repentinos devem ser evitados, a fim de não prejudicar a mãe nem o bebê.
Exercícios com muito esforço das costas e muito alongamento pode machucar a gestante, pois ela está em fase de mudança no corpo.
As gestantes não devem praticar nenhuma atividade que a deixe de bruços ou que eleve os batimentos cardíacos a mais de 120 bpm, pois a posição de bruços comprime o útero e o bebê e com os batimentos acelerados, a circulação sanguínea diminui.

Tomando os cuidados necessários, sendo acompanhada por recomendação médica e utilizando bem o tempo na semana, a gestante que pratica pilates terá uma saúde muito melhor no período da gravidez, e a recuperação será mais rápida depois.
Prof. Marilyne Runolfsson
Tags:
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."