Para cumprir a tarefa de fazer uma maquiagem bonita, seja profissional ou não, é necessário investir em ferramentas adequadas que vão facilitar a aplicação dos produtos.

Os pinceis são as melhores opções em relação custo e qualidade da make. Então confira quais são e qual a função de cada um deles e aprenda a aumentar a qualidade de suas produções.

Para base

Esponjas: São ótimas opções para aplicar produtos no rosto, só que tem que saber qual é a indicada para cada produto, por exemplo: as esponjas porosas são indicadas para produtos em pó, enquanto as mais densas para líquidos e pastosos. Beauty Blender: É uma esponja anatômica que serve para aplicar produtos líquidos no rosto. Além da praticidade na aplicação a Beauty Blender deixa a pele uniforme e com um aspecto natural. Língua de gato reto e tradicional: Serve para espalhar produtos líquidos ou cremosos. Apesar da alta cobertura, e de serem super fáceis de encontrar, esses modelos de pinceis não garante um bom acabamento. Duo Fibre: Feito de cerdas sintéticas e naturais, que possui uma textura macia e deixa a pele com aspecto iluminado. É indicado para quem prefere uma cobertura leve para o rosto. Kabuki: É um pincel mais denso e com uma quantidade maior de cerdas, causando assim uma precisão maior e uma melhor cobertura de pele.

Para corretivo

Língua de gato: Esse modelo também pode ser usado para aplicar corretivo. Ele foi projetado para criar superfícies lisas e uma cobertura maior, melhorando o acabamento da pele. Língua de gato pequeno: Para uma pele com aspecto saudável e bem corrigida essa é a melhor opção. Com cerdas sintéticas e pontas arredondadas, esse pincel é indicado para aplicação precisa de produtos pastosos. Kabuki: Ideal para corrigir manchas avermelhadas, olheiras e marcas de acne na pele. Por ser um pincel denso e de precisão pode acumular mais produto do que o necessário, por isso fique atenta. Língua de médio: É um pincel macio, estreito e de ponta achatada, é utilizado para corrigir grandes áreas, como olheiras ou pequenas, como marca de acne. Esponjas: As esponjas podem ser ótimas para aplicar corretivo no rosto. Aplique- o dando batidinhas leves para garantir uma cobertura perfeita.

Para pó

Kabuki: Devido a sua densidade, o kabuki é ideal é a aplicação de pó mineral. Para garantir uma aplicação uniforme espalhe o produto fazendo movimentos circulares. Esponjas: Apesar de serem mais práticas, as esponjas acumulam muito produto e podem deixar a pele com aspecto artificial. Para garantir uma aplicação mais leve de batidinhas com a esponja no dorso da mão para tirar o excesso de produto. Pincel para pó ou base: Ideal para quem deseja pinceis versáteis, pois permite a aplicação de bases minerais e também de pó facial. Pincel de pó regular: É o modelo mais comum de aplicação de pó compacto. Feito de cerdas naturais o acessório garante uma pele com acabamento uniforme e aveludado. Duo Fibre: É indicado para quem prefere aplicação de pó mais suave, a mistura de cerdas deixa a pele com aspecto natural e polido. Pincel de pó com ponta fina: É um pincel de precisão, por isso é indicado para aplicação em áreas especificas. Aplique com cuidado para garantir um acabamento uniforme.

Para contorno facial

Chanfrado: Esse formato permite fazer um contorno facial mais esfumado e natural. Para um acabamento impecável, deposite o produto aos poucos na pele. Kabuki chanfrado: Denso e de precisão, assim é o pincel. Para evitar exageros, retire o excesso de produto antes de aplica- lo. Pincel para contorno pequeno: Perfeito para precisão no contorno facial. Ideal para contornar o ossinho da bochecha, queixo e nariz. Para um efeito uniforme use um pincel maior para esfumar tudo no final. Pincel de blush regular: Use o pincel de blush tradicional para fazer o contorno de maneira delicada e natural. Angular: Esse pincel é ideal para quem escolhe um contorno com menos precisão, mas esfumado do que marcado. É essencial ser usado com leveza, pois as cerdas podem abrir com facilidade, perdendo o formato desejado.

Para blush

Pincel de blush regular: É o modelo mais fácil de ser encontrado e garante um efeito natural e esfumado para as bochechas. Chanfrado: Ideal para uma aplicação mais precisa de blush. Cuidado para não exagerar na quantidade e ficar com o rosto marcado. Duo fiber: Ideal para aplicar blush de alta pigmentação e textura cremosa, pois esfuma e espalha o produto de maneira uniforme. kabuki chanfrado: Muito cuidado ao utilizar esse pincel para aplicar o blush, por causa de sua densidade você corre o risco de ficar com o rosto muito marcado se não usa- lo de maneira sutil. Kabuki: Para garantir um efeito natural e saudável para as bochechas deposite uma quantidade mínima de produto possível no pincel antes de começar a aplicação.

Para iluminador

Pincel para pó ou blush: É necessário pegar pouco produto e aplicar de maneira suave para não exagerar na dose do iluminador e ficar com o aspecto de pele oleosa. Pontudo: Ideal para maior precisão na hora de aplicar o iluminador. Concentre o produto na ponta do pincel e deposite dando leves batidas na área desejada. Mini duo fiber: Esse modelo é ideal para iluminadores em creme, pois garante um acabamento leve e esfumado. Pincel para esfumar: Indicado para quem deseja iluminar o rosto com precisão e em áreas especificas. Ele garante um aspecto esfumado e natural. Pincel chanfrado pequeno: Espalhe o produto suavemente e de maneira uniforme, dando leves batidinhas para um melhor acabamento.

Para delinear

Pincel para delinear sobrancelha: Ideal para preencher falhas na sobrancelha e ainda pode modelar as sobrancelhas da maneira que preferir. Pincel para delinear com topo reto: Esse pincel é denso e garante maior precisão no seu delineado. Também pode ser usado para aplicar sombra na parte de baixo da linha d’água. Pincel de delineador clássico: O pincel pontudinho para delinear os olhos é o mais comum de ser encontrado, porém requer pratica para a aplicação perfeita. Pincel de alta precisão: Indicado para quem já tem experiência em delinear os olhos. Prefira um produto de linhas de maquiagem profissional. Pincel chanfrado: É ideal para aplicar delineador em gel e disfarçar falhas na sobrancelha.

Para sombra

Angular: O modelo de pincel mais fino e denso é o ideal para marcar o côncavo com precisão e aplicar a sombra abaixo da linha d’água dos olhos. Pincel para aplicar sombra: Achatados e excelentes para depositar a sombra nos olhos de maneira uniforme e precisa. Pincel estreito: Esse modelo é ideal para aplicar sombra na parte de baixo dos olhos ou esfumar lápis e delineador. Pincel de corretivo: A dica é usar em looks mais pesados, pois as cerdas densas desse modelo garante maior pigmentação das sombras. Pincel lápis: É mais fino e denso, ideal para marcar o côncavo com precisão e aplicar a sombra abaixo da linha d’água dos olhos

Prof. Marilyne Runolfsson

Tags: BLUSH Delineador Esponja Maquiagem Modelos Pele Rosto

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."