Motos para viagens

O mercado de motocicletas no Brasil está em ascensão, e não se tratam apenas de veículos adquiridos para serem usados como meio de locomoção de casa para o trabalho, ou para sustentar a família. O mercado de motos de luxo também está aquecido, e dentre elas as com alta potência e aquelas ideais para longas viagens ganham cada vez mais destaque. Agora imagine uma terra exótica, remotas vilas nas montanhas, ruínas de construções antigas, lindas praias, espetaculares vistas de montanhas, trilhas inexploradas e você visitando esses lugares em uma motocicleta, com o vento em seu rosto, imagens, sons e cheiros não sendo bloqueados por janelas fechadas. Conheça alguns modelos de motos e saiba qual a ideal para a viagem sobre duas rodas dos seus sonhos!
Custom: A queridinha dos viajantes, um verdadeiro símbolo on road! São muito confortáveis e robustas. Atingem velocidades normais (até 140 km/h) e apresentam consumo de gasolina mediano, dependendo da cilindrada, chegam a fazer 20 km/l. São ideais para roteiros com estradas de asfalto para legítimos viajantes. Street: Motos que são para a cidade, mas nada impede que efetuem um bom desempenho em viagens no asfalto, porém para roteiros com percurso acima de 100km, as motos de 250cc ou menos são cansativas, mas acima disso (existem modelos até de 1300cc), são boas. A posição de pilotagem pode cansar um pouco depois de certo tempo viajando, mas nada que comprometa a pilotagem ou nada que paradas não resolvam. O consumo depende da cilindrada, as 500cc chegam à média de 20 km/l.
Esportivas: São as carenadas acima de 500cc ( possuem um conjunto de partes desenvolvidas para reduzir os efeitos do choque do ar com o veículo), ideais para o asfalto. A posição de pilotagem não é muito confortável, mas o desempenho compensa isso, pois a viagem fica mais curta. São motos que atingem mais de 200 km/h com facilidade, aliás, essa é a ideia delas. A autonomia não é grande, mas normalmente o piloto não se importa com isso, afinal esse tipo de moto conquista viajantes a fim de velocidade.

Trail: São motos off- road pequenas, ou seja, se o que te atrai são trilhas e estradas de terra é por essa moto que você deve procurar! Existem ainda alguns modelos on-off road, que são mistos e servem para viajar também no asfalto, porém com certa limitação de conforto. Em ambos os casos a autonomia é boa.
Big Trails: São motos trail, só que bem mais robustas. Tem grandes motores, vencendo distâncias com facilidade, e ainda são muito confortáveis. A principal vantagem é que elas têm o propósito off- road, por isso andam muito bem tanto no asfalto quanto em estradas esburacadas, e até em pistas com cascalhos e terra batida. É o tipo de moto ideal para explorar o Brasil todo. A autonomia depende da cilindrada, mas normalmente são econômicas, fazem cerca de 20 km/l. Big Scooters: São os Scooters de 250cc ou mais. Atingem boas velocidades e são muito cômodas. Conforto é o seu diferencial, normalmente os modelos têm muito espaço para alocar bagagens, alguns chegam a ter rádio para ouvir música. A Autonomia é boa dependendo da cilindrada. O legal é que estes Scooters não têm marchas, tem um cambio CVT que facilita a pilotagem, proporcionando ainda mais comodidade. Tipo de moto ideal para que procura aliar a liberdade da viagem sobre duas rodas com o conforto.

Chopper: São semelhantes as Customs, mas totalmente personalizadas. Outra característica básica é que elas não têm banco para o carona, portanto, é o modelo ideal para viajantes solitários. A maioria não tem amortecedor traseiro, então os impactos do solo serão sentidos com mais intensidade. Normalmente estas motos têm o motor Harley Davidson 1200cc, o que assegura uma boa média de consumo e um motor muito confiável. Modelo que traduz o espírito de viajantes solitários e excêntricos. Sport Touring: São motos carenadas como as esportivas, porém maiores, mais largas e mais potentes. O seu diferencial também pode ser notado no conforto para viagens. Capazes de efetuar bom desempenho, mas o consumo é alto. É o modelo ideal para viajantes que gostam do estilo esportivo, velocidade, mas não abrem mão do conforto. Seja para cair na estrada sozinho ou em grupo, seja homem ou mulher, não importa. Viajar de moto é sinônimo de liberdade e aventura. Apesar de esse tipo de viagem pedir precauções especiais, é uma ótima forma de explorar novos locais e culturas além de descobrir a si mesmo! Por isso, se você sonha com uma viagem sobre duas rodas, lembre- se dessas dicas a respeito de motos para viagens. Zackary Casper
Tags: Dicas viagem Turismo motos
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."