Quem nunca ouviu falar em moda ecológica está um pouco por fora das recentes noticias sobre o mundo e principalmente sobre moda. Se não ouviu, saiba que a moda ecológica é uma maneira de ajudar a natureza de uma forma consciente e responsável. E em tempos de preocupação com o aquecimento global, comprar roupas e acessórios de valores sustentáveis é uma ótima maneira de colaborar com a preservação do planeta.

Podemos assegurar que produtos ecologicamente corretos não são mais novidades no mercado da moda, pois vários estilistas já desenvolveram e ainda continuam desenvolvendo produtos ecologicamente corretos. Sem contar que eles pertencem a também conhecida estética"eco- friendly", tema da semana de moda de São Paulo por duas vezes.

O mais interessante de tudo isso, é que as grifes estão adotando cada vez mais essas matérias sustentáveis para desenvolver suas coleções e também conscientizar seus principais consumidores sobre o assunto.

Um dos fatores que fazem com que uma peça ou acessórios seja ecologicamente corretos são os materiais usados como: fibras e tintas naturais; e tecidos orgânicos, cuja produção não utiliza substâncias químicas, como pesticidas e fertilizantes.

A grife nacional Éden, por exemplo, inaugurou recentemente sua primeira loja em São Paulo, no bairro Vila Madalena, e já se tornou uma das lojas favoritas dos consumidores ecologicamente corretos ainda mais por produzir suas peças em algodão 100% orgânico. A marca brasileira Osklen que também se destaca neste meio ecológico produz a linha E- brigade, e utiliza tecidos feito de bambu e garrafa pet nas suas coleções.

Outra empresa que apostou nesse segmento foi a Budha Khe Rhi. Marca gaucha que cuja moda é de espírito jovem e ecologicamente correta. Esta produz camisetas feitas para o público masculino confeccionadas com tecidos naturais feitos a partir de fibras naturais como a do bambu. Já para o público feminino, a marca resolveu inovar e reutilizar materiais e foi pensando nisso que a empresária Iva Cardinal criou a marca de bolsas “Bag For Life”. As bolsas e os acessórios são todos feitos com matéria- prima reaproveitada, como lonas de barco e restos de outdoors, sem contar com as sobras de couro da indústria moveleira da região. Além de tudo isso as peças vem com uma numeração e um cartão verde indicando que para cada bolsa vendida, uma árvore será plantada na Mata Atlântica.

Agora que você está por dentro dessa crescente indústria ecológica, que tal prestar mais atenção nos materiais e nos processos de fabricação das próximas roupas e acessórios que forem comprar? Afinal, contribuir com o meio ambiente é sempre bem vindo, principalmente nos dias de hoje.

Prof. Marilyne Runolfsson Redação

Tags: Dicas de Moda

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."