Moda Goiânia

No Brasil, as indústrias de confecções se concentram principalmente nas regiões Sul e Sudeste. No entanto, essa situação tem mudado nos últimos anos e é possível observar uma desconcentração desses centros, aumentando a expressão de regiões como o Nordeste e o Centro- Oeste.
Neste último, tem se destacado o estado de Goiás, como um dos principais polos de confecção do país. Essa indústria começou a se desenvolver no estado na década de 70, pela dificuldade de adquirir artigos de vestuário provenientes de outros centros de moda do Brasil. Os negócios iniciaram com pequenas empresas familiares, que começaram a crescer devido à posição estratégica do estado, entre o norte e nordeste do país e São Paulo. Entretanto, no ano de 1997, as confecções de Goiás sofreram com a crise econômica brasileira, que provocou a hiperinflação e o aumento dos custos de produção. Em 1999 o governo do estado passou a dar mais apoio às confecções; os confeccionistas se reorganizaram e ganharam força novamente.

Entre os APLs do estado, o de Goiânia é um dos que mais se destacam. A cidade conta com o polo confeccionista da Avenida Bernardo Sayão, conhecido pelos preços populares e variedade de lojas, especialmente das que vendem no atacado. Com 2200 metros de extensão, é o maior shopping horizontal da América Latina. Começou a se configurar como polo confeccionista na década de 70, com duas indústrias de malha e uma de lingerie. O seu desenvolvimento, no entanto, veio na década de 80, com a chegada de novas lojas e fábricas. Nos anos 90 a aglomeração de lojas ficou ainda mais intensa, envolvendo também as adjacências da avenida.
Atualmente, a Bernardo Sayão possui mais de 1.400 lojas e um número de pontos de vendas superior a 2500, gerando cerca de 45 mil empregos diretos. O polo se direciona principalmente para um público de clientes vindos de outros estados, em especial os do norte e nordeste do país, além dos que vêm do interior de Goiás, buscando preços baixos. Nesse polo é possível encontrar os mais diversos segmentos de vestuário, destacando- se a modinha feminina, o jeanswear, calçados e acessórios, moda masculina e infantil. A ACIBS (Associação Comercial e Industrial da Avenida Bernardo Sayão e Adjacências) faz publicidade em massa na avenida. No entanto, cada empresa é responsável pelo seu próprio marketing.

Recentemente, Goiânia ganhou seu próprio evento de moda. A feira Goiás Mostra Moda é uma realização da Federação das Indústrias de Goiás e do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Goiás. A Mostra Moda conta com o apoio da UEG, Senac, Senai, Sebare, Universo, Sinroupas e outras instituições do setor. O evento pretende lançar a moda de Goiânia e Goiás como um todo e inserir o estado no calendário nacional da moda. Além disso, tem a intenção de disseminar informação no setor, ampliando e diversificando negócios, clientes e fornecedores. Os visitantes participam de rodadas de negócios, palestras e desfiles de marcas locais.
Miss Anita Kuhn Redação
Tags: Moda Goiânia
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."