Todos sabem a grandeza e a importância de um evento como o SPFW. Sua magnitude atinge tanto níveis nacionais quanto internacionais, promovendo o que há de melhor na moda brasileira pelas quatro direções do mundo.

Além das tendências de moda que desfilam totalmente revigoradas a cada nova temporada, o SPFW também apresenta, faz fama, divulgação e nome para os grandes estilistas e designers que aprontam suas coleções para o evento que acontece duas vezes ao ano.

O segmento de moda feminina é, sem dúvidas, o que mais possui respaldo dentro do evento ou até mesmo no contexto do mercado de moda em geral. E dentro do SPFW, encontramos nomes de verdadeiros artistas, que após pesquisas e árduo trabalho apresentam o suprassumo da moda brasileira.

Acompanhe a listagem dos estilistas que se apresentaram para a edição de verão 2013 do SPFW:

Alexandre Herchcovitch

Alexandre Herchcovitch é um dos designers mais aclamados da moda brasileira, sendo destaque no próprio país como também internacionalmente. Hoje, além de participar das fashion weeks brasileiras, Alexandre Herchcovitch também apresenta suas tendências nas passarelas de Nova York e Tóquio.

São 17 anos de carreira, aonde teve maior respaldo dentro do cenário underground. Com o passar do tempo, Alexandre Herchcovitch tornou suas coleções mais maduras e também sofisticadas, aplicando no conceito de suas peças a ousadia, que é sua essência e marca registrada.

André Lima

Recebendo o título de “rei das festas”, André Lima é especialista na confecção de vestidos, sejam eles com comprimento micro, bem ajustados ao corpo, ou longos esvoaçantes e exuberantes, cheios de elaboração, contendo volumes e artes gráficas que sempre ressurgem em sua passarela a toda nova coleção.

Antes de se tornar estilista, André Lima foi produtor, maquiador, assistente de estilo e também desenhou para a grife Cavalera. Só no verão de 2001 o estilista estreou nas passarelas do SPFW, abrindo também seu ateliê, local onde recebe as encomendas de vestidos de festa e de noiva.

Animale

A Animale é uma grife de moda feminina nascida no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. A primeira loja foi inaugurada em 1991, tendo o estilo comando pelos irmãos Claudia, Roberto e Gisela Jatahy. Por possuir uma essência extravagante, sexy e moderna, não demorou muito para conquistar e render suas clientes adeptas.

Sua história no SPFW só começou na temporada de inverno 2008, porque antes disto a grife carioca desfilava suas coleções em sua terra natal, o Rio de Janeiro, no evento Fashion Rio. A partir disto, o sucesso e o prestígio da Animale só aumentam a cada temporada, apresentando suas coleções sempre seguindo os critérios da grife, que é vestir com a mais alta elegância a mulher sofisticada.

Forum

A Forum é uma das grandes marcas fundada por Tufi Duek, sendo comandada pelo próprio até 2009. A partir deste ano, a estilista Marta Ciribelli tomou as rédeas criativas da grife e a inseriu novamente no line- up do SPFW, que havia deixado as passarelas paulistanas em 2006.

Glória Coelho

A mineira Glória Coelho começou a exercer sua profissão no mundo da moda em 1974, quando retornou de Paris com o diploma do Studio Berçot, uma das mais importantes e renomadas escolas de moda do mundo. Suas coleções sempre recebem uma essência futurista, ou até mesmo intergaláctica, já que a astrologia é uma das paixões de Glória, que busca inserir itens para passar uma ideia transcendental em suas coleções.

Perfeccionista, praticamente obsessiva, Glória Coelho faz e refaz suas peças quantas vezes forem necessárias. Este é o testemunho próprio de seu ex- marido, Reinaldo Lourenço, com quem foi casada por 25 anos e também tem um filho, Pedro Lourenço. Glória Coelho é reconhecida por uma moda vanguarda, que apresenta no SPFW desde sua primeira edição.

Iódice

Para os conhecedores do trabalho da grife, quando é mencionado o nome Iódice, palavras- chaves como sensualidade, praticidade e estampas vem à mente e idealizam as peças criadas por Valdemar Iódice, estilista e diretor criativo do grupo VI Labels, que além da Iódice, também fabrica Iódice Denim e Valdemar Iódice.

A Iódice começou com a produção industrial de malharia, fabricando os mais diversos modelos. A partir de 1996 a marca iniciou seus desfiles no SPFW, quando o evento ainda se chamava Morumbi Fashion (conheça a história aqui). Em 1997, a Iódice começou a investir em estamparia, graças a uma coleção inspirada no espanhol Antoni Gaudí, criando uma nova característica para a marca.

Jefferson Kullig

Jefferson Kullig é um estilista curitibano que já tem mais de 18 anos de história com sua marca homônima. Ele é reconhecido principalmente pela utilização de tecidos tecnológicos em suas peças conceituais, que propõem uma conexão entre a arte, filosofia, ciência e claro, a moda.

Formado no renomado Studio Berçot, de Paris, Jefferson Kullig também conta com graduação em economia. O estilista desfila desde 2003 suas criações com pegada futurista e matérias- primas high tech, que estão sempre presentes em suas coleções.

Os produtos Jefferson Kulig são vendidos em duas lojas próprias da grife, que também são encontradas em cerca de 60 multimarcas espalhadas pelo Brasil.

Neon

Formada pela dupla de amigos Dudu Bertholini e Rita Comparato, a Neon foi fruto do acaso. Precisando de ajuda para criar alguns maiôs especialmente para um editorial clicado pó JR Duran, Dudu chamou Rita. Obtendo um resultado muito além do esperado, os dois resolveram produzir mais peças. Algum tempo após, Cacá Ribeiro entrou como sócio e a grife não parava de crescer.

Com um sucesso extraordinário, a Neon no mesmo ano já estava apresentando a coleção nas passarelas do SPFW. Hoje a grife cria muito além do beachwear, tendo como inspiração mulheres seguras, que prezam e usam um tipo de elegância alternativo, muito moderno. A Neon é encontrada atualmente em mais de 60 pontos e 65 multimarcas pelo Brasil, além de exportar seus artigos para os Estados Unidos, Japão e França.

Paula Raia

A grife Paula Raia nasceu da separação e fim de outra grife, a Raia de Goeye, que foi fundada em Nova York no ano 2000 pelas estilistas Paula Raia e Fernanda de Goeye. Dez anos depois da fundação e da parceria, as duas decidiram encerrar as atividades e a parceria na marca, dando continuidade em projetos pessoais.

Devido a isso, em 2012 a Paula Raia dá nome a sua grife própria e estreia no SPFW, trazendo sozinha sua identidade para a marca e conquistando seus antigos consumidores e almejando os próximos.

Reinaldo Lourenço

Considerado um dos maiores estilistas de moda feminina no Brasil, Reinaldo Lourenço prega que moda é consumo e tem que vender, rejeitando o título de artista que muitos fãs o atribuem. Reinaldo começou sua carreira em 1984, confeccionado camisas masculinas.

O seu primeiro trabalho de moda foi ao lado da estilista Gloria Coelho, com quem até foi casado e teve um filho, Pedro Lourenço, também estilista. Porém, foi no segundo emprego, a convite de Constaza Pascolato, que Reinaldo Lourenço percebeu sua vocação para o estilismo de moda feminina. Suas inspirações advêm de viagens realizadas e garimpos em brechós espalhados pelo mundo.

Ronaldo Fraga

As coleções de Ronaldo Fraga se caracterizam por trazer à passarela artigos feitos para mulheres que valorizam o design acima de tudo, sem dar grande importância para as tendências. Para cada nova temporada, o estilista aflora seu estilo autoral e mixa com a moda vertentes artísticas como literatura, dança, música e teatro, conquistando por mérito próprio seu lugar com referência na moda nacional.

Formado no curso de moda em Belo Horizonte, Ronaldo Fraga também conta com referências em seu currículo na escola de arte Parson’s School (Nova York) e na Central Saint Martins (Londres).

A primeira apresentação da coleção de Ronaldo Fraga e sua grife de mesmo nome aconteceu em 1998, na Casa dos Criadores. A partir de 2001, o estilista começou a integrar o line- up do SPFW. Além disso, Ronaldo também mantém uma marca infantal, a “Ronaldo Fraga para Filhotes”, comercializando suas peças em lojas próprias localizadas em Belo Horizonte e São Paulo, e também em mais de 80 multimarcas.

R. Rosner

A R. Rosner é uma grife especializada em roupas para festas, que começou a integrar o line- up da semana de moda paulista, a SPFW, na edição de inverno 2012, após fazer parte da Casa de Criadores por sete temporadas.

O criativo por trás da grife, Rodrigo Rosner, é formando em administração pela pressão da família, que tinha uma confecção e queria que ele comandasse a empresa. Depois de ingressar no negócio da família, Rodrigo baldeou para o lado da criação. A partir disto, procurou formação em moda no SENAC.

Após o falecimento do pai, Rodrigo teve que assumir novamente a parte administrativa, e infeliz pela situação, resolveu fechar as portas e encerrar as atividades do Atelier Parisiense. Posteriormente ao ocorrido, focou em suas roupas de festa, criando um ateliê próprio, que foi o embrião da sua marca própria, R. Rosner.

Samuel Cirnansck

Samuel Cirnansck apresenta sua grife, que leva o mesmo nome, numa essência carregada de performance e inspirações em formas e apelos da estética gótica. As tendências do mercado da moda pouco interferem em suas inspirações.

Deste modo, a moda de Samuel Cirnansck embarca em um ambiente exótico, onde vestidos surgem desde 2005 nas passarelas do SPFW de maneira conceitual. Isso se dá graças a sua experiência com figurinos de óperas e peças teatrais.

Têca

Criada em 2005 por Helô Rocha, que além de fundadora também é a mente criativa por trás das coleções, a Têca estreou no SPFW na edição de verão 2013. Formada pela Faculdade Santa Marcelina, Helô Rocha sempre soube que quis trabalhar com moda, sendo uma das herdeiras da rede de lojas Riachuelo.

A grife busca estabelecer uma conexão entre as raízes nordestinas, pois Helô Rocha cresce em Natal (RN), e a aventura cosmopolita das grandes cidades, devido a intimidade criada com São Paulo tanto pela faculdade quanto por férias familiares. Deste modo, a Têca mixa estilos, texturas e estampas, oferecendo ao público uma moda bonita e jovem.

Triton

Toda a história de vida da Triton começou com a comercialização de uma camiseta com a estampa do Super- Homem, tornando-se a peça-chave do guarda-roupa dos jovens da década de 70.

Mesmo sendo a mais antiga das grifes de seu grupo (Forum, Tufi Duek, Forum Tufi Duek e Carina Duek), a Triton nunca perdeu sua essência estritamente direcionada ao público jovem, com faixa- etária de 20 anos.

Porém, com o passar dos anos a grife aumentou sua gama de produtos, oferecendo ao público além das camisetas que até hoje são referências, os bons e clássicos jeans e acessórios. Na história do SPFW, a Triton se apresenta no evento desde 1996.

Tufi Duek

Nos anos 80, Tufi Duek era responsável pela Forum, marca que se tornou referência no cenário nacional. Sentindo necessidade na expansão internacional, Tufi Duek criou a grife que leva seu próprio nome. Para apresentar a grife ao público, Tufi Duek apresentou as coleções desde a primeira edição da semana de moda paulistana, quando ainda se chamava Morumbi Fashion, trazendo para a passarela peça mais luxuosas, mas em menores quantidades.

A moda apresentada na grife Tufi Duek traz para as passarelas referências a cultura nacional, que sofre alterações de influências cosmopolitas, criando um contraste interessante entre os costumes nativos e internacionais. As coleções são comercializadas em 25 lojas nas capitais estaduais do Brasil, 20 franquias e 600 pontos de venda. No exterior, a grife conta com lojas nos Estados Unidos e também na Europa, em lojas de prestígio e renome como Barney’s, Saks, Neiman Marcus e Harvey Nichols.

Uma

Com um design próprio e completamente descomplicado são criadas as coleções da Uma, assinada por Raquel Davidowicz. Casada com Roberto Davidowicz, os dois criaram a grife paulistana em 1996, que valoriza o estilo atemporal e mescla referências da sofisticação do corte alfaiataria com a pegada despojada do sportswear.

Ganhando reconhecimento pelo trabalho que emprega o uso de tecidos tecnológicos em peças conceituais, a Uma comercializa suas coleções em São Paulo, possuindo pontos em Vila Madalena e nos Jardins. No Rio de Janeiro é possível encontrar um espaço no bairro do Leblon.

Ruth Lebsack

Tags: eventos de moda Moda feminina Semana De Moda spfw

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."