Moda Feminina no Minas Trend Preview
O Minas Trend Preview é uma semana de moda fora do eixo comercial mais “rotineiro” do Brasil. O evento ocorre em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais e reúne quase que exclusivamente os estilistas daquela região, criando uma maior evidência para o trabalho de artistas que não estão sob os holofotes de metrópoles como São Paulo ou Rio de Janiero.
Nas passarelas montadas para o Minas Trend, diversas marcas ganham prestígio, destaque e respaldo no mercado de moda nacional. Algumas já são velhas conhecidas pelo público deste tipo de evento, outras se tornam a novidade da temporada.
A verdadeira questão é que o Minas Trend tornou- se uma das principais vitrines para a revelação de trabalhos que merecem ser aplaudidos, exibindo além da moda de passarela mais comercial, uma moda mais alternativa, recheada de inspirações artísticas e vertentes diferenciadas.
Confira alguns dos principais nomes das passarelas do Minas Trend Preview:
Apartamento 03

A grife Apartamento 03 nasceu de um projeto um tanto quanto despretensioso: uma amiga encomendou para Luiz Claudio (fundador da grife) peças exclusivas, que seriam destinadas a um ensaio. O que ninguém esperava é que essa pequena produção fosse o embrião do que é hoje a Apartamento 03, que recebeu este nome graças ao endereço do próprio Luiz Claudio.
Já são seis anos de vida, que proporcionaram boas mutações para a grife, que só vem ganhando prestígio e espaço no cenário de moda nacional. O perpétuo desejo de confeccionar uma moda surpreendente, recheada de identidade e técnicas manuais faz a Apartamento 03 estar presente em 19 estados no Brasil e nas passarelas do Minas Trend Preview.
Chouchou

Praticamente a “grife jovem” da bem sucedida Patachou, a Chouchou foi criada para traduzir o estilo de vida de jovens mulheres românticas, mas que prezam pela modernidade em seu guarda- roupas e estão sedentas pelas novidades do mercado da moda.
Com uma essência despojada e descontraída, a Chouchou almeja vestir uma geração independente, divertida e que encare a moda com atitude e liberdade. Mesclando tendências e inspirações de moda com a vertente cosmopolita das grandes metrópoles nacionais e internacionais, a Chouchou promete que o ato de se vestir irá se tornar um momento especial.
Além de apresentar suas coleções nas passarelas do Minas Trend Preview, a Chouchou comercializa suas peças em todas as lojas da Patachou. São seis pontos de vendas em Belo Horizonte, fora as revendas multimarcas do país.
Gig

A Gig começou a atuar no mercado de moda desenvolvendo coleções para as grandes marcas da época (2002). Porém, a partir de 2005 a estilista Gina Guerra e a empresária Patrícia Schettino resolveram desenvolver coleções próprias, sendo especializadas em tricot, criando formas, texturas e estampas exclusivas para suas coleções.
Além do Minas Trend Preview a Gig também participa — regularmente — de outras feiras e eventos, nacionais e internacionais, como o Famme Tullerie e Tranoi de Paris e o Casa Moda Showroom de São Paulo.
O trabalho um tanto quanto artesanal dos produtos da Gig a qualificam como uma grife diferenciada da maioria, pois a qualidade do tricot e das tramas utilizadas pela grife valorizam extremamente o corpo feminino, aliando o toque da sofisticação da alfaiataria exclusiva com o conforto e nobreza dos fios.
A Gig é comercializada em mais de 70 multimarcas brasileiras, possuindo também 32 lojas na América do Norte.
Martha Medeiros

Martha Medeiros já trabalha com moda há 25 anos, sendo proprietária de uma boutique multimarcas em Maceió. Porém, a pedido de suas clientes, Martha viu a necessidade de criar algumas peças com um conceito diferente, mais indicado para ocasiões especiais, nascendo assim a grife de moda festa Martha Medeiros.
Para cada peça confeccionada em sua coleção, são horas de trabalhos manuais, já que a marca registrada da grife Martha Medeiros é o luxo das tramas confeccionadas à mão. Rendas como a Renascença (a mais tradicional), filé, richilieu, bilro e a super delicada renda Boa Noite (que hoje é confeccionada apenas da Ilha do Ferro), compõe o arsenal das coleções.
Para acompanhar toda a delicadeza das rendas utilizadas, Martha só trabalha com os tecidos mais nobres, como musseline de seda, renda francesa, barbatana de silicone alemã, tule e crinol suíço. Para acompanhar a escolha de ponta de seus materiais, as peças das coleções contam com costuras sofisticadas, proporcionando artigos com acabamento perfeito.
Além das boutiques próprias, uma em Maceió e outra em São Paulo, as peças Martha Medeiros também são encontradas em outros 16 pontos de vendas espalhados pelo país.
Patogê

A Patogê nasceu na década de 90, junto com a nova liberdade que o jovem deste período estava conquistando. Talvez seja graças a isso que a grife mineira se especializou na moda jovem, que reúne praticidade, conforto e principalmente bom gosto.
Para a Patogê, a moda é um canal de expressão cultural, imprimindo nas ruas uma forma de identidade visual para o jovem moderno, que busca co- relacionar as tendências de moda com sua realidade, critérios e momentos pessoais.
A grife é especializada no segmento jeanswear, tornando- se hoje uma das principais marcas de jeans do Brasil. Para se ter uma ideia, a Patogê é comercializada em mais de 700 revendas multimarcas, contando ainda com processos de expansão.
Levando em conta a qualidade e o conceito inovador de uma grife vanguardista, a Patogê antes de lançar sua coleção nas lojas, apresenta o resultado das incessantes pesquisas na passarela mineira do Minas Trend Preview.
Patricia Motta

A partir de um ateliê montado dentro da própria casa que Patricia começou a traçar seu futuro profissional, que com pouco tempo e bom tino empreendedor aliado ao talento inquestionável e a dedicação lançaram seu nome no mercado de moda nacional, com sua grife Patricia Motta.
Todas as coleções que Patricia desenvolve se baseiam em um tema. Após isso, a estilista faz uma imersão nas pesquisas (seja em museus, livros, filmes ou exposições), com base na proposta escolhida para a temporada. Os fatores em conjunto se somam ao acabamento impecável de suas peças, criando um DNA único da grife que se destaca no mercado mineiro e cria respaldo no cenário nacional.
A grife Patricia Motta cresceu, e além de se apresentar nas temporadas do Minas Trend Preview, comercializa seus artigos em duas lojas em Belo Horizonte, estando presente também nas melhores multimarcas do país.
Vivaz

Sendo um dos maiores destaques da moda mineira, a Vivaz atua desde 1998 no segmento de moda festa, oferecendo peças completamente exclusivas, que aliam sofisticação de ponta com trabalhos hand- made (feito a mão).
Se inspirando na alta- costura da elite mundial, a Vivaz traz para suas coleções todas as melhores técnicas do mercado, mas aplica sua essência mineira às peças, tornando cada vestido um artigo único no mercado.
Desfilando anualmente suas coleções no Minas Trend Preview, a Vivaz conta com duas lojas próprias no elegante bairro de Lourdes, em Belo Horizonte. A primeira, inaugurada em 1998, surgiu da necessidade dos clientes da época, que buscavam peças em alta- costura para os eventos sociais da época. A segunda traz um conceito mais casual, sendo inaugurada em 2002, direcionada aos clientes que já usavam a alta-costura da Vivaz, mas ansiavam pelas peças durante o cotidiano. Além dos outros 200 pontos multimarcas, a grife também exporta para países da Europa e do Oriente Médio.
Norberto Runte II
Tags: Moda feminina Moda Festa Semana De Moda Minas Trend Preview
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."