O dia 21 de junho marcou o início da estação mais amada (e odiada) entre os brasileiros: o inverno! Os friorentos que me perdoem, mas não há melhor do que vestir seu casaco, tomar um vinho e comer um fondue, melhor ainda se você fizer tudo isso durante uma viagem. Apesar de ser conhecido pelo calor e por suas praias, o Brasil abriga também vários destinos capazes de tornar essa época do ano ainda mais interessante. Abaixo segue uma lista com os principais pontos turísticos do Brasil, para se passar as férias de inverno.

Campos de Jordão

Campos do Jordão conta com bares e restaurantes requintados, mas a intensa programação cultural é que vai tirar todo mundo de casa, mesmo quando as cobertas e o aquecedor parecerem mais atraentes. Para quem quer distância do sossego típico das cidades serranas, a “Suíça brasileira” é uma das melhores opções, pois recebe milhares de turistas durante a estação. O Centro Turístico reúne os hotéis e estabelecimentos de apoio aos turistas, enquanto o Centro Comercial traz as lojas, mercados e a rede bancária. Se você está na Suíça brasileira então é melhor não perder tempo para comprar chocolates e experimentar os diferentes sabores de fondue oferecidos pelos ótimos restaurantes especializados. Campos de Jordão é um reduto de conforto no meio do maciço da Serra da Mantiqueira.

Canela

Canela é o destino perfeito para quem gosta de frio e natureza. Também localizada no Rio Grande do Sul, o cenário do local é composto por infinitos parques arborizados com as espécies mais tradicionais do clima frio, como as araucárias. Os parques oferecem atividades tanto para aqueles que buscam ficar tranquilos tirando fotos quanto para os aventureiros. A atração mais famosa de Canela é a Cascata do Caracol. Afinal, não é todo dia que se pode ver uma queda d’água de 131 metros de um elevador panorâmico. Você pode muito bem tirar fotos e seguir a sua vida. No entanto, sempre têm os viciados em adrenalina. Para saciá- los, uma escadaria de 750 degraus permite a descida até a base da queda, vale lembrar que a volta é na subida. O Alpen Park também não pode ficar de fora do circuito, especialmente se você tiver acompanhado por uma criança, ou for uma, claro. Tirolesas e pistas de trenós em meio às montanhas são diversão garantida. Vale checar também a programação do Festival Internacional do Teatro de Bonecos.

Gramado

Chegamos a um dos destinos mais tradicionais para curtir o inverno no Brasil. A cidade de localiza pertinho de Canela, também no Rio Grande do Sul e o turismo é responsável por 90% de sua receita. Quem busca um clima aconchegante, culinária de primeira e até mesmo fazer compras, Gramado é o destino ideal para o inverno. Avenida das Hortência, aliás, a avenida traz inúmeros barzinhos que servem um fondue melhor que o outro. Não se bastam as belezas naturais, Gramado também é um importante polo cultural brasileiro. Anualmente, em agosto, a cidade recebe o famoso Festival Brasileiro e Latino de cinema, no qual são distribuídos prêmios Kikito.

Monte Verde

Não é por acaso que o clima de Monte Verde é denominado de tropical de altitude. O distrito se localiza no estado de Minas Gerais e fica a nada mais nada menos que 1500 metros acima do nível do mar. Se fosse considerado um município, Monte Verde seria o 2º mais alto do Brasil, perdendo apenas para Campos do Jordão. O local abriga mais de 200 aconchegantes pousadas as quais oferecem tudo o que você precisa para curtir ao máximo o frio. Além disso, os aventureiros têm opções de trilhas dos mais variados tamanhos e que sempre coroam o esforço com uma bela paisagem. Destaque para a Trilha do Pico do Selado.

Poços de Caldas

Poços de Caldas merece ser visitada em qualquer época do ano, mas é no inverno que a festança é mais intensa. A estância fica no sul do estado de Minas Gerais e é uma fonte natural de águas termais e com propriedades sulfurosas. Basicamente um SPA natural. A beleza da paisagem se equivale à beleza dos cristais que são produzidos por aqui. Além de comprá- los, os visitantes podem acompanhar todo o processo de produção e aprender como essas maravilhas são feitas. Os aventureiros também vão se divertir por aqui. A Serra de São Domingos é perfeita para a prática de voos livres, e esportes radicais. Um teleférico permite que você veja de cima as belas paisagens.

Curitiba

A capital do Paraná é considerada um dos melhores destinos culturais do Brasil. Não fosse suficiente, preserva o clima pacato das pequenas cidades - com a infraestrutura de uma metrópole. O frio é uma constante por lá: boa pedida tanto para o descanso quanto para uma tarde de comprar ou uma noite de intensa programação.

Chasity Swift

Tags: Beleza cultura Lojas mercado minas mundo Tropical viagem culinária Inverno praia Turismo

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."