Instituição endossa parecer publicado pelo Conselho Federal de Medicina, que não reconhece a existência de tal especialidade médica no Brasil. Em resposta à reportagem veiculada no programa Fantástico, no dia 5 de agosto de 2012, e ao parecer publicado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) na última segunda- feira (06), a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) vem a público explicitar que apoia o posicionamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) e condena as práticas da Medicina Antienvelhecimento.

Envelhecer é um processo natural, gradativo e contínuo que se inicia no nascimento e se estende por todas as etapas da vida. O envelhecimento não é uma doença, e não deve ser tratado como tal. É impossível deixar de envelhecer.

As terapias tradicionalmente oferecidas pela Medicina Antienvelhecimento – como o uso de hormônios, a reposição de nutrientes e a prescrição de vitaminas e antioxidantes – não têm eficácia cientificamente comprovada para retardar ou reverter o envelhecimento. Pelo contrário: aumentam o risco de diversas doenças e problemas de saúde, entre os quais o câncer.

O parecer do CFM no 29/12, publicado nesta segunda- feira, 6 de agosto, explicita que não se reconhece no Brasil a especialidade médica de antienvelhecimento, assim como também não há registros na União Europeia e nos Estados Unidos.

A SBCD repudia a oferta de terapias sem respaldo científico, que se proponham a interromper um processo inerente ao desenvolvimento humano. A medicina pode e deve empreender todos os esforços em prol de um envelhecimento saudável, que permita a manutenção de uma vida ativa e independente, até uma idade avançada. É a busca por esse envelhecimento saudável que deve orientar a atuação dos médicos e profissionais de saúde, e não a busca pela interrupção de um processo indissociável de nosso ciclo vital. Diretoria da SBCD – Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)

Fundada em 1988, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) atua nas áreas de Cirurgia Dermatológica e procedimentos relacionados, por meio da promoção do ensino, pesquisa, realização de congressos e eventos científicos. A Cirurgia Dermatológica é uma área da Dermatologia que engloba todos os procedimentos realizados na pele e tecido celular subcutâneo, sejam eles diagnósticos, cirúrgicos, cosmiátricos ou oncológicos.

A SBCD atua somente segundo normas éticas e padrões técnicos rigorosamente aprovados pela comunidade científica mundial. Com 1500 associados, a SBCD está entre as maiores sociedades de Cirurgia Dermatológica do mundo.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica é formada apenas por associados altamente qualificados, detentores de título de especialista e aprovados por rigoroso concurso e prova realizada e certificada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

Tags: minas mundo Pele Risco

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."