Materiais para Criar Vitrines Inovadoras
As vitrines são meios de chamar a atenção do público e de mostrar os produtos para o consumidor.
Através é possível selecionar o público- alvo da loja.
A vitrine bem elaborada reflete uma originalidade da loja e da marca.

Alguns aspectos são fundamentais para se criar uma boa vitrine: ser criativo e optar por materiais selecionados. Deve haver um ponto focal: o observador, ao olhar a vitrine, deve ver primeiramente o que é ressaltado (normalmente o lado direito da vitrine tem mais influência do que o esquerdo).
Os materiais usados nas vitrines podem ser simples, mas transformados em obras de artes, como o caso do papel ou do plástico. Formar objetos na vitrina com as próprias embalagens da loja também é uma dica.
Utilizar materiais do cotidiano de uma forma diferente e inovadora. Para isso é preciso tentar enxergar as coisas com ‘outros olhos’, de um jeito que as pessoas ainda não viram ou associaram. Também, ao sair de casa é preciso observar o que está ao redor. Pesquisar detalhes diferentes em inúmeros lugares para transformá- los em criativas idéias e matérias que possam fazer parte de uma vitrine conceituada.

Toda vitrine precisa ter um suporte para as peças. Para isso, tente pensar em algo inusitado. Alguns móveis e mobiliários, por exemplo, podem ser substituídos pelo tradicional suporte de vitrine. Mas, lembre- se que eles devem ser trocados e re-elaborados sempre!

Diferente de antigamente, os manequins usados na moda atual são diversos: de vários materiais, formas ou tonalidades.
A atitude do manequim também deve ser observada. De acordo com o estilo da loja (da coleção), com a estação do ano, nível social ou faixa etária do público, os manequins podem estar em posições e com “expressões” diversas. As interações entre os manequins também devem ser bem elaboradas.

Algumas lojas badaladas como Fendi e Celine optaram por manequins metalizados em pintura cor de chumbo.

Vale apostar em manequins estilizadas. A dica é fugir do comum, do padronizado. A Bloomingdales, por exemplo, optou por manequins com braços bastante alongados e rosto estilizado, além de terem textura diferente.

Os manequins podem estar em movimentos diferentes dos normalmente vistos, ou daquela posição reta e básica vistas nas maiorias das lojas.
É possível adotar- se um tema para a vitrina. Andrógeno, humorístico, enfim, brinque com a originalidade.

Os manequins das vitrinas devem ser substituídos de tempo em tempo, para não cair na rotina e trazer um aspecto “sem graça”. Além disso, eles têm vida útil. Também devem ter boa qualidade e acabamento. Se tiverem perucas, elas devem ser bem cuidadas.
Os estilos são variados. Aliás, não é obrigatório o uso de manequins nas vitrines. Temporariamente os manequins podem ser substituídos por objetos criativos que projetem a peça de modo que possa ser exposta. Esse efeito pode ser dado para chamar a atenção quando uma nova coleção chega à loja.

A loja Hugo Boss é vista como exemplo: elaborou uma vitrine com os produtos suspensos.
Lembre- se de não abusar desses estilos de vitrines, pois os manequins são os melhores expositores das peças de roupas, mas isso não impede de você utilizar esse método algumas vezes para ‘dar cara nova’ à loja e chamar atenção do público.

Para completar a vitrina, busque utilizar materiais que ninguém imaginaria fazer parte de uma vitrine. Mas, para isso você não precisa optar por objetos e materiais extravagantes. Os materiais podem ser comuns, mas saiba criar um modo de colocá- los na vitrine de um forma inesperada, ou seja, empregue uma nova função à esses objetos, fazendo uma composição inovadora.

Além de tudo, a proposta para a vitrine ideal é o equilíbrio. Saiba planejá- la sem o exagero, porém com criatividade.
Um fato importante é colocar os produtos expostos em um nível superior, ou seja, não coloque no mesmo nível da piso da vitrine, ou no chão.

Os materiais, quando usados de forma inusitada há um enorme poder de atração. O fundo da vitrina, por mais simples que seja tem a função de suavizar e facilitar a visualização dos produtos e efeitos.

Outra dica é “brincar” com a escala dos objetos. A Mistura de tamanha dos objetos atrai olhares para a vitrine (muito comum em vitrines de cosmésticos). Vale também pensar no inverso: objetos gigantes podem ser minimizados e os menores aumentados. A idéia e ressaltar o produto exposto. As cores usadas não deixam de ser importantes. Geralmente, são usadas cerca de três tipos de cores na composição. O colorido tem o poder de chamar o cliente para mais perto. Mas, as tonalidades devem ser bem pensadas para não ofuscar o produto ou chamar mais atenção que ele.

Deve haver um modo de todos esses efeitos fazerem com que o produto seja o centro das atenções. As tonalidades devem ter relação com o estilo da loja e a estação do ano. Algumas cores remetem a um significado, como é o caso do azul que revela ponderação e uma certa lógica, o verde nos transmite razão e a verdade. O branco é uma cor muito usada nas vitrines, pois ele mantém um charme natural e combina com vários estilos de loja e produtos.



Com criatividade e originalidade é possível fazer uma bela vitrine, com produtos simples, mas usados de forma inovadora.
Prof. Marilyne Runolfsson Redação
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