Manchas na pele: Saiba quais os motivos e tratamentos para a cura

As manchas da pele são consideradas grandes inimigas das mulheres mais vaidosas, que se preocupam com a beleza da pele. Mas infelizmente todas estão sujeitas a esse problema. As causas das manchas na pele são inúmeras, elas podem surgir com o envelhecimento próprio da pele; como resultado da exposição à luz solar; em razão de determinadas alterações hormonais, inclusive gravidez; com o uso terapêutico de hormônios, antibióticos ou quimioterápicos ou após inflamações da pele, fazendo parte do mecanismo de defesa. Todas as áreas de exposição solar do corpo da mulher estão mais sujeitas a ter manchas, principalmente face, pescoço, colo, braços e pernas.
Diferentes tipos de manchas na pele
Lentigos

Também conhecidos como manchas senis são alterações da cor da pele acastanhadas. Geralmente ocorrem no dorso das mãos, pescoço e face de pessoas de mais de 40 anos de idade.
Melasma

São manchas irregulares parecidas com sardas que têm tons variados de castanhos. Não há uma causa definida, mas geralmente o surgimento delas está relacionado principalmente à exposição solar, ao uso de anticoncepcionais e à gravidez. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética e o histórico familiar também influenciam no surgimento.
Efélides

Conhecidas também como sardas são pequenas máculas (pontos sem relevo) pigmentadas na pele, que surgem principalmente nas pessoas de pele clara, de cabelos vermelhos ou loiros, geralmente na infância (por volta dos cinco anos de idade). Aparecem principalmente na face, mas também podem surgir nos braços e nas costas.
Cloasmas

São manchas de gravidez, que aparecem devido a alterações hormonais da gestante, que com isso estimulam a produção de melanina, provocando manchas de cor marrom e tamanhos maiores no seu rosto quando não protegido corretamente. São manchas difíceis de ser tratadas, mas em muitos casos desaparecem sozinhas após a gravidez.
Como tirar mancha de pele?
Abaixo segue algumas medidas que podem ser usadas para tirar as manchas da pele.
Pomadas
Existem pomadas em forma de creme, gel, loção e serum, com ativos próprios para tirar manchas da pele.
Medicamentos de uso oral
Existem medicamentos via oral, com efeito antioxidante, para diminuir os efeitos nocivos da radiação ultravioleta sobre a pele. “Porém, sem substituir a aplicação de protetor solar”.
Tratamentos dermatológicos/ estéticos
Atualmente os processos mas utilizados para o tratamento de manchas de peles são o Peeling de cristal, Peelings químicos, luz intensa pulsada e laser de CO2. Isso é, acompanhados por medicações de uso domiciliar contendo ácidos para renovação e clareamento, indutores de colágeno e antioxidante.
Norberto Runte II
Tags: Beleza Cabelo Creme Cristal Gestante Manchas mulher Pele Rosto corpo protetor solar
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."