História do Sutien
Você sabe a historia do surgimento do sutien? Bem, para chegar aos sutiãs de alta tecnologia que temos hoje, esta peça tão amada pelo publico feminino, percorreu uma história longa. Então agora, fique sabendo mais dessa história. Têm- se indícios que deste da época da Grécia e Roma, as mulheres mostradas em determinadas gravuras usavam uma espécie de faixa que cobriam os seios, mas não se sabe ao certo se estas faixas já podiam ser consideradas os primeiros indícios do sutiã.
Antes das inovações do século XX, as mulheres usavam espartilhos apertados e que apertavam os seios, causando dor e incomodo. Mas as mulheres que começaram a sair para trabalhar viram que o espartilho só incomodava e não as deixavam livre. A primeira a dar a origem ao primeiro sutiã foi a francesa Herminie Cadolle, que em 1889 cortou seu espartilho na parte superior criando essa peça tão importante para a moda feminina.. Mas só foi em 1914, com a norte- americana Mary Phelps Jacob que o sutiã foi patenteado, mas mesmo empregando mais modernidade aos sutiãs ela acabou vendendo a patente para a Warner Bros.
Entretanto, o modelo sofreu várias modificações, até chegar aos modelos confortáveis e delicados que temos hoje. Para se ter uma idéia nos anos 20 e 30 os modelos era formados por dois triângulos de crepe, jérsei, ou cambraia, que eram presos por elásticos nos ombros e se cruzavam nas costas, e sua função era achatar os seios, porque só em 1935 que surgiram os primeiros sutiãs com bojo e pesponto circulares, pois já nesta data o desejo feminino era ter seios empinados.
Entre os anos 40 e 50, o náilon surge para inovar e o sutiã. Este acaba utilizando desta nova técnica para ficar com uma modelagem mais leve, mas, a grande sensação da época era o sutiã very secret , que era formado duas almofadas de ar finas, que davam o efeito de seios globos,tão cobiçado pelas mulheres da época.Outro que fez sucesso foi o de efeito pombo ,que tinha um corte que elevava e aproximava os seios.

Na onda do hippie entre as décadas de 60 a 70, o alvo dos fabricantes de sutiã era as adolescentes. Para elas, eles criavam sutiã com modelagem mais simples, e com estampas românticas. As alças começam ser reguláveis e elásticas e passaram a ser confeccionados em renda e tecidos transparentes.

Com a revolução do surgimento da Lycra, na década de 80, o sutiã vem com o conforto como palavra de ordem e a partir dos anos 90, surge à moda “outwear” em que as peças de lingerie são usados para fora na forma de bodys, bustiês, corpetes e sutiã na forma de sair, sendo que a pioneira neste quesito foi Madonna. Já no novo século os sutiãs vêm com modelagens inovadoras, com sistema “push- up”, que aproxima e separa os seios, os que vêm com micro-cápsulas de hidratação, mas sempre visando o conforto e beleza do busto.

Então, qual a sua história com seu sutiã?
Norberto Runte II Redação.
Tags: história da moda lingerie
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."