Mesmo que o objetivo dos eventos seja bem parecido, a moda apresentada nas passarelas do Fashion Rio é diferente da que encontramos nos corredores da Bienal para o SPFW. Em toda a extensão do Píer (local onde é realizado o Fashion Rio), o conceito de moda possui uma essência mais despojada, sendo um pouco “desplugada” da seriedade e dos conceitos mais tradicionais de outras semanas de moda.

O frescor, a multicoloração e os temas mais despretensiosos tomam conta do Fashion Rio, caracterizando para a semana de moda um ar mais jovial do que qualquer outro evento do mesmo porte. Talvez seja até pela áurea que a cidade produz.

Confira os principais nomes das grifes que integram o line- up da semana de moda carioca:

Andrea Marques

Conhecida pelo mundo da moda por ter comandado a equipe de estilo da Maria Bonita Extra por 14 anos, Andrea Marques deixou a marca para lançar sua grife homônima que leva o seu próprio nome. A estreia nas semanas de moda aconteceu nas passarelas do Fashion Rio, durante a temporada de inverno 2010.

A missão que Andrea Marques propõe em suas coleções é feminilidade em primeiro lugar, mas que as vertentes urbanas e toques despojados acompanhem a essência. As coleções apresentadas sempre trazem a dose de sensualidade e romantismo, marcas registradas da Andrea Marques.

Cantão

A Cantão é uma das mais tradicionais marcas cariocas, com mais de 45 anos de trajetória no mercado fashion. Idealizada pelo casal Leila Barreto e Peter Simon, a grife se tornou em pouco tempo referência absoluta para a moda feminina da época.

A primeira loja da Cantão foi inaugurada no bairro da Tijuca em meados dos anos 70/80, fazendo um tremendo sucesso na região. No final da década de 1990, a grife já contava com a produção de três coleções anuais: verão, alto verão e inverno. Isto ocorreu pela expansão da Cantão, que tomou dimensões nacionais e precisava atender a demanda do seu público.

A designer Lanza Mazza é quem assina as coleções da Cantão atualmente, enviando as principais tendências de moda transformadas pela essência carioca da grife para 17 lojas na cidade do Rio de Janeiro e outras 24 em outros estados. A grife ainda conta com a revenda de 850 multimarcas brasileiras.

Filhas de Gaia

Criada por duas amigas antes mesmo de completarem 20 anos de idade, Marcela Calmon e Renata Salles, a Filhas de Gaia se pronuncia com a afirmação de vestir mulheres modernas, elegantes e vanguardistas. Mesmo que o ponto forte da marca seja camisetas com estampas exclusivas, a grife também aposta na moda festa diferenciada.

Para isso, nada de vestidos batidos no mix de produtos. Peças com volumes estratégicos e estruturação são facilmente encontrados em diversas coleções, que também conta com peças para o dia a dia, mas que também traz consigo uma proposta diferenciada, agregando sofisticação.

Estreando nas passarelas cariocas no verão 2008, a Filhas de Gaia atende suas clientes que procuram as referências das passarelas para o cotidiano no ateliê da marca, que conta com agendamento e hora marcada. As coleções prêt- à-porter são revendidas nas multimarcas espalhadas pelo Brasil, exportando também para Cingapura, Rússia e Estados Unidos.

Maria Bonita Extra

Em 1991, as fundadoras da Maria Bonita, uma das mais respeitadas grifes do cenário de moda nacional, lançaram uma linha de roupas mais jovens, nascendo assim a Maria Bonita Extra. Atualmente, a grife jovem conquistou mais espaço do que a pioneira, pois além de conter um número maior de lojas, já foi parar em páginas de revistas de renome e vestiu Anne Hathaway, atriz de Hollywood.

Com a essência jovem, a Extra foi criada para as mulheres super femininas, mas que não dispensam os toques cuidadosos e únicos de rebeldia e sensualidade nas criações. Comandada pela equipe criativa liderada pela estilista Katia Wille, seus desfiles no Fashion Rio são os mais concorridos.

Oh, Boy!

Uma das grifes queridinhas do consumidor carioca, a Oh, Boy! acertou a receita e conhece bem o seu público, que transita entres jovens de 20 a 28 anos. Parte do sucesso que a Oh, Boy! conquistou se deve a quantidade do seu mix de produtos, que atende diversas produções, indo de um look para faculdade até uma coordenação mais festiva.

As peças, indiscutivelmente, possuem um estilo próprio. A equipe de criação da Oh, Boy!, que conta com a consultora de estilo Thaís Losso, aposta nas tendências de moda configuradas com a essência da grife, que produz uma linha romântica moderna, que conta com personalidade, charme e sofisticação moderna.

Além de possuir 24 lojas próprias, a Oh, Boy! também comercializa suas coleções em outros 360 pontos multimarcas espalhados pelo Brasil, oferecendo a moda jovem carioca para todas as regiões do país.

Patachou

A Patachou, fundada em 1978, saiu de Minas Gerais com pretensões de atingir o máximo de pessoas. Até 2007, a grife participava do calendário de moda se apresentando no SPFW. Porém, a Patachou se manteve distante das semanas de moda, retornando somente 4 anos depois, optando pelo Fashion Rio como palco de seus lançamentos.

Diferentemente do passado, hoje a Patachou conta com uma essência que mescla sofisticação com uma jovialidade ousada. A grife recebeu novos cortes, modelagens e materiais, pois antes o carro- chefe da marca era o tricô, sendo que hoje ele corresponde a apenas 20% da fabricação. A mudança dos ares da Patachou deve-se ao projeto de expansão, que hoje atende regiões mais quentes.

O eixo que a Patachou atende foca nas grandes cidades, mas que estão em diferentes regiões brasileiras, tais como Brasília, Salavador, Campinas, Belo Horizonte, entre outras, formando 16 pontos de vendas próprios. Fora isso, 250 pontos de vendas multimarcas comercializam Patachou.

Ruth Lebsack

Tags: Fashion Rio Moda feminina Semana De Moda

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