É fato de que o segmento feminino é o que gira a roda do mercado da moda mundial, pois o consumo deste público atinge níveis muito maiores do que de qualquer outra moda produzida. Mesmo que existam esses empecilhos, no SPFW podemos encontrar os estilistas que além da moda feminina, também produzem peças masculinas, mesclando os produtos e atendendo a carência deste mercado.

Conheça aqui algumas das principais grifes que apresentam coleções de moda feminina e masculina na semana de moda paulistana:

Cavalera

São 15 anos de história, criada por Alberto Hiar (conhecido como “Turco Loco”) e o baterista da banda Sepultura, Igor Cavalera. Nas araras das novas coleções da grife é certo encontrar a combinação mais despojada e fashion do universo jovem da moda: a camiseta com jeans.

Estilistas de peso como Marcelo Sommer e André Lima deram a sua contribuição para o crescimento da marca, que hoje é referência no segmento. Para se ter uma ideia, a Cavalera é comercializada em mais de 800 multimarcas brasileiras e em 13 lojas próprias em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Colcci

Com apenas 20 anos de idade, a estilista Lila Colzani criou a Colcci, que desde a data de sua criação (1986), a malharia e o seu carro forte que é o jeanswear não pararam de ganhar toques de ousadia e conceitos fashions, invadindo as lojas de todo o Brasil e de vários outros países. Tamanho reconhecimento se deve a contratação de várias temporadas da uber model Gisele Bündchen, que desfilava nas semanas de moda para a grife.

A Colcci busca fazer desde o início uma moda casual e versátil, almejando atingir o público jovem que tem ânsia de novidades e busca sempre o que há de novo no universo fashion. Hoje, a grife conta com mais de 150 lojas no Brasil, vendendo também para a Espanha, Portugal, Chile, Estados Unidos, Guatelama, Japão e Arábia Saudita.

Ellus

A Ellus nasceu do sucesso da combinação mais básica e cool de todos os tempos: t- shirt com jeans. Essa dupla consagrou a grife nos anos 80, época em que bandas como o Rolling Stones dominava o cenário e incentivava a caminhada da moda. Os diretores da Ellus manteram esse padrão de fabricação por mais de três décadas, sempre oferecendo as camisetas e os jeans com inovações, seja em suas modelagens ou até mesmo em seus beneficiamentos.

Avistando a necessidade de ampliar o mix de produtos, o empresário Nelson Alvarenga (criador da Ellus) investiu na inserção de mais peças nas coleções da grife, oferecendo neste novo momento peças bem diferentes do que era produzido antes, como vestidos curtos e soltos, coletes e jaquetas com corte perfecto.

Desde o ano 2001 a Ellus sobe as passarelas do SPFW, apresentando suas coleções que após serem fabricadas, são comercializadas em mais de 35 lojas próprias, 900 pontos de vendas no Brasil e que são exportadas para os Emirados Árabes, Japão, Suíça, Chile e Angola.

Osklen

A Osklen nasceu quase que do acaso. Oskar Metsavaht, seu fundador e criador, era médico e iria participar de uma expedição ao monte Aconcágua, na cordilheira dos Andes. No planejamento da viagem, Oskar sentiu a necessidade de um traje para a escolada, e não encontrava nada que atendesse suas expectativas. Ele então criou uma roupa, que logo ganhou fama entre os esportistas que o acompanhavam e outros mais.

Daí surgiu o interesse em fabricar peças que possuíssem responsabilidade ambiental, pesquisa de tecidos tecnológicos e que tudo isso fosse ligado ao esporte de maneira coerente, iniciando as atividades da Osklen em 1988.

Porém, ao início, a Osklen só comercializava roupas masculinas. Só em 1999 foi lançada uma coleção feminina, que permanece até hoje entrelaçada com a moda masculina. Ambas possuem um estilo esportivo sofisticado, por mesclar em seus produtos tecidos e materiais eco- friendly, além de acoplar o tecnológico com o orgânico.

Ruth Lebsack

Tags: colcci Ellus Moda feminina Moda masculina osklen Semana De Moda spfw

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."