Feira Regional da Agroindústria Familiar em Maringá

De 14 a 16 de junho, cerca de 40 produtores da região noroeste do Paraná vão expor na Praça Raposo Tavares uma diversidade de produtos frescos, vindos direto do campo
A Feira Regional da Agroindústria Familiar, em Maringá, no noroeste do Paraná, já se tornou uma referência, não só pela qualidade e variedade dos produtos, mas por se consolidar como um importante canal de comercialização para as famílias que, em pequenas propriedades, beneficiam ou transformam alimentos.
De 14 a 16 de junho, a cidade sedia mais uma edição da Feira Regional, que será realizada na Praça Raposo Tavares, das 9 às 19 horas.
Cerca de 40 produtores vão expor uma diversidade de produtos frescos e de qualidade, vindos direto do campo, como doces, embutidos, queijos, conservas, pães, bolachas, mel, sucos, cachaça, entre outros produtos agroindustrializados.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR em Maringá, Joversi Luiz de Rezende, a Feira Regional, a cada ano, se firma como um canal efetivo de aproximação entre os produtores das agroindústrias e o mercado. “Não são apenas consumidores finais que visitam à Feira, mas, também, proprietários de pequenas mercearias, por exemplo, que têm a oportunidade de conhecer e adquirir o produto e, ainda, estabelecer um contato direto com os produtores da região”, observa Joversi Rezende.
A Feira Regional da Agroindústria Familiar reúne produtores que participam do Projeto Desenvolvimento das Agroindústrias do Noroeste do Paraná, uma iniciativa do Sebrae/PR e entidades parceiras, que oferece um leque de soluções para garantir a eficiência no processo produtivo e a conquista de novos mercados.
No Projeto, os produtores recebem orientações para promover negócios, fortalecer a organização das agroindústrias em redes de cooperação do setor de agronegócios, auxílio para agregar valor em produtos primários e, ainda, orientações para aperfeiçoar as áreas de gestão, comercialização e acesso à tecnologia.
Na avaliação do consultor do Sebrae/PR, as agroindústrias estão em constante evolução, principalmente em processos relacionados a garantir a qualidade no processo produtivo. “Muitas, inclusive, buscam certificações por meio de uma agente certificadora. Essa preocupação dos produtores com a qualidade mostra o quanto eles estão no caminho certo para acessar novos mercados”, observa.
O presidente da Associação Regional da Agroindústria, Marcelo Francisco Braga, enfatiza que a realização da Feira é positiva, pois permite ao produtor praticar um preço mais competitivo. “Há um leque variado de produtos e, com a Feira, os produtores têm a oportunidade de, no centro de Maringá, vender direto para o consumidor final, sem a figura do atravessador. Eles, também, têm a oportunidade de vender direto para mercadista”, explica.
Para o engenheiro agrônomo e técnico do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), José Sérgio Righetti, o contato direto com o consumidor permite ao produtor receber um retorno do cliente, em quesitos como qualidade e apresentação dos produtos.
“Outro destaque é a facilidade do consumidor conhecer produtos artesanais, sem conservantes e de qualidade, já que são trabalhados com os produtores ações de boas práticas de fabricação. É uma maneira de o produtor conhecer o mercado e saber se o consumidor aprova o seu produto. É, também, um aprendizado entre os produtores, já que eles observam uns aos outros e até trocam receitas”, diz Righetti.
Romualdo Carlos Faccin, chefe da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), afirma que o grupo de produtores que participam do Projeto, há cerca de dez anos, já apresenta procedimentos organizados e de qualidade. “Temos buscado avançar para que outros produtores da região noroeste também desenvolvam essa cultura de agroindustrialização e para que os canais de comercialização sejam mais facilitados”, enfatiza.
Calendário De junho até o final de 2012, cinco Feiras Regionais da Agroindústria Familiar estão programadas, em Maringá. Os eventos acontecem de 14 a 16 de junho; de 9 a 11 de agosto; de 24 a 26 de agosto; de 4 a 6 de outubro; e de 13 a 23 de dezembro. Realização
A realização da Feira Regional da Agroindústria Familiar é uma parceria entre o Sebrae/PR; Emater; Associação Regional da Agroindústria; Seab; Prefeitura de Maringá; Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); e Centro Universitário de Maringá (Cesumar).
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."