Fashion Rio Outono Inverno 2012: síntese do quinto dia de evento.

O último dia de Fashion Rio contou com os desfiles de Giulia Borges, Nica Kessler, Andrea Marques, OEstúdio e Ausländer, essa que se destacou, pois trouxe a passarela do evento a top inglesa Daisy Lowe, ela que já participou de campanhas das grifes internacionais como Marc by Marc Jacobs, Anna Sui e DKNY. No geral, a noite foi marcada por uma moda urbana com um toque de festa e conceitual, mostrando que a temporada Outono Inverno 2012 promete ser bem eclética com modelos para agradar a todos os gostos.
O destaque ficou por conta das transparências, que estiveram em alta no último dia do Fashion Rio, sendo apresentada em praticamente todos os desfiles, revelando uma estação com peças bem abertas e sensuais para o clima frio do inverno. Modelagens fluídas e ajustadas ao corpo foram desfiladas, e a novidade ficou por conta da grife Ausländer, que trouxe cobertores para compor seus looks.
Desfiles do quinto dia de Fashion Rio Inverno 2012
Giulia Borges
Para compor sua coleção, Giulia Borges se inspirou em bonecas de traços detalhados, revelando assim, peças nada minimalista e com muita suavidade, quem compareceu ao desfile pode ver ainda recortes de alfaiataria, tecidos leves e muita renda.
A sensualidade tomou conta da passarela através de transparências, que deixavam o corpo à mostra, deixando a coleção mais feminina e com bastante atitude, essa destinada à mulheres que não tem medo de ousar.
Além das transparências, o brilho também foi destaque na coleção, ele esteve presente até mesmo em saias completas, com leve semelhança de camisolas, elas receberam estruturas elegantes, podendo ser uma boa opção para eventos noturnos.
Para garantir ainda mais ousadia, os vestidos vieram de tamanhos mini e cortes mullet, esses combinadas com recortes em regiões estratégicas do corpo.
E para compor a cartela de cores, a estilista optou pelo branco, off- white, preto, rosa e amarelo em neon.

Andrea Marques
Com lindos tecidos, que lembravam os de festa, Andrea Marques deu início a sua apresentação. E revelou que o inverno será recheado de estampas, transparências e as famosas cores em blocos - color blocking.
Foram desfilados saias, vestidos, blazers e camisa com estampas orgânicas, essas possuíam desenhos de flores, pele de cobra e carcaça de pássaros, contrastando um certo romantismo com ousadia na passarela.
Quanto à modelagem, muitos decotes profundos, sendo desfilado até mesmo um modelo que deixou os seios à mostra, criado com tecido leve. E a fluidez também esteve em alta em saias e vestidos, que vieram em modelos bem soltos.
Para a cartela de cores, verde escuro, palha, canela e castanho, essas que coloriram camisas, blusas, vestidos e hot pants.

Ausländer
A Ausländer já chamava atenção dos convidados para o evento antes mesmo de começar o desfile, isso porque não se ouvia falar em outra coisa, a não ser que para sua apresentação, a marca havia convidado a top inglesa Daisy Lowe para desfilar sua beleza na passarela, ela que já participou de campanhas das grifes internacionais como Marc by Marc Jacobs, Anna Sui e DKNY.
Para a coleção de Inverno 2012, a Ausländer trouxe para o Fashion Rio peças glamourosas, inspiradas em uma estação tranquila com trajes destinados ao dia a dia.
Sabe aquele clima frio, que dá uma vontade de se jogar no sofá, então essa foi a proposta apresentada pela Ausländer, com roupas confortáveis e estilosas.
Ponchos e saias mais pareciam cobertores, mostrando que na estação é preciso se aquecer, o que foi contrastado com barriga e as pernas em alguns looks.
Pode ser visto ainda jaquetas de camurça e coturno, e transparência - que se firma como forte tendência para o inverno - ela foi desfilada em hot pants e sobreposta com outras peças. Mas, os destaques ficam mesmo por conta do xadrez, do couro, do veludo e dos plissados.

Nica Kessler
Nica Kessler trouxe como inspiração para sua coleção a geografia e os mapas migratórios, sendo um em especial, o da tribo indígena Delaware, eles que são conhecidos por influenciar a urbanidade nova- iorquina até os dias de hoje. Para isso, foram usadas, por exemplo, cores fortes e estampas exclusivas como para retratar as chamas e fogueiras indígenas.
Na coleção, vieram pantalonas combinadas com camisas e casacos camuflados , sendo essas peças confeccionadas em lã e tecidos fluidos. Para a modelagem, os recortes variaram do mini ao longo, e passavam pelo mullet, que segue como tendência para a temporada invernal. Já os detalhes ficaram por conta dos decotes trabalhados com outros tecidos, a manga raglã, babados e estampas pied- de poule.
Para esse ano sua paleta veio recheada de cores, entre elas veio o camel, azul marinho, vermelho e verde água, esses muito bem distribuídos em estampas abstratas.

Oestúdio
A apresentação da Oestúdio, se deu bem criativa e artística, isso porque no início do desfile um grupo de pessoas cobertas com uma lycra vermelha, encenavam a tentativa de fuga de uma bolha fechada. A performance fazia parte da proposta da grife, mostrando a individualidade de cada peça, mistura tecidos, texturas, estampas e cores.
Para compor a coleção, estampas coloridas, modelagens orgânicas, tecidos com texturas e peças com economia de costura. Em especial, os tecidos foram estruturados, criando peças únicas, como sem saída para os braços, e também ganharam tons acetinados.
Uma verdadeira brincadeira, assim podemos definir a apresentação, com peças de muita assimetria, onde calças masculinas traziam uma perna justa e outra pantalona, sendo essa uma forma de trabalhar a construção do corpo.

Quanto as transparência, elas foram usadas discretamente em looks masculinos. E a cartela de cores trouxe a passarela o nude, laranja, verde, preto.
Elmira Balistreri
Tags:
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."