Fashion Rio Outono Inverno 2012: síntese do quarto dia de evento.

O quarto dia de Fashion Rio edição Outono Inverno 2012, contou com os desfiles das marcas de Walter Rodrigues, R.Groove, Filhas de Gaia, Printing e da Ágatha, que esse ano se destacou por trazer Isabeli Fontana a passarela, garantindo salas cheias para apreciar não só as peças da marca, mas também a beleza da top.
As tendências continuam se firmando para a próxima temporada, dentre elas o uso de metalizados, recorte mullet, muitas estampas e color blocking, que dessa vez vem mais contido. O inverno conhecido por seu tons sóbrios, deixa de lado o preto e o marrom dando lugar a muitas cores, uma forma de trazer mais vida e alegria a estação.
Walter Rodrigues
Apesar de ser uma coleção de Outono Inverno, Walter Rodrigues trouxe peças bem abertas com pernas e braços de fora, decotes profundos e até transparência. Mas, para aquelas que não abrem mão de estarem aquecidas o estilista traz como opção longos casacos e calças com sobreposição de vestidos.
Quantos aos tecidos, crepe, seda, cotton, tricoline, malha, jacquard e tule. Porém, o que mais chamou atenção em sua apresentação foram as estampas, muito apreciada pelos críticos. Walter Rodrigues realizou uma mistura das imagens masculinas do fotógrafo August Sander e do romantismo das roupas de camponesas.
Apesar de bem coloridas as estampas, as demais cores da cartela variavam entre preto, branco, azul, vermelho e off- white. O colorido também pode ser visto nos chapéus todo bordado, que deram um ar descontraído nas camponesas de roupas pretas e retas. Já detalhes vieram por meio de plissados, cortes assimétricos e golas.

R.Groove
Através de uma coleção que mesclava o estilo esportivo com o clássico, a R. Groove desfilou pela passarela do Fashion Rio, no qual trouxe como destaque peças de alfaiataria combinadas com camisetas e tricot.
A modelagem para a temporada se apresentou quadrada e reta, e os tecidos combinando lã, sarjas e tricot com texturas. Já as cores vieram blocadas, uma forma mais discreta de apresentar a tendência color blocking.
Para o Outono Inverno 2012, a grife masculina conhecida por seu clima tropical trouxe um pouco mais de requinte e cores sóbrias para esta edição, como o cinza, vinho e o mostarda.
Os detalhes ficaram por conta de desenhos de ventiladores amarelos, que ocuparam a frente das camisetas, elas indicavam os ventos de inverno, além dos modelos que ganharam a estampa do já conhecido macaco, símbolo da grife R.Groove.

Ágatha
Com um cenário composto por televisores no fundo da passarela com imagens de glitter, a Ágatha já anunciava sua coleção, que para essa temporada segue com o tema universo do olhar sobre a natureza e o universo urbano.
Com um contraste de modelagens, suas peças vieram ora com silhuetas retas ajustadas ao corpo e outras mais volumosas, com detalhes em tecido solto e amarrações de cordão. Dentre elas estavam as hot pants, os bodys, e os mini- vestidos nas cores vermelho, preto, camelo e conhaque.
A aposta da grife para o Inverno são as plumagens, elas apareceram em aplicações de cabelo, saias e vestidos. Mas, tecidos como lã, seda, lurex também marcaram presença, bem como os metalizados e patchwork de tecidos.
O que abrilhantou ainda mais a apresentação Ágatha foi Isabeli Fontana, que emprestou sua beleza para o final do desfile. A diva usou um vestido curto de foil, material que veio escondido em barras de saia, golas e camuflado no tricô.

Filhas de Gaia
A marca Filhas de Gaia, que conta com as estilistas Marcela Calmon e Renata Salles como responsáveis, trouxeram para o Outono Inverno, uma coleção intitulada como Afro Samurai, sendo uma forma de aproximação dos estilos e nacionalidades.
Para garantir o sucesso da coleção, a moda do animal print e estampas com o próprio animal marcaram as suas peças. Quanto as modelagens, vieram mais sensuais, com fendas super profundas, transparência, cut out (recortes em partes estratégicas do corpo) e saias sereias transparentes.
Com uma silhueta longilínea e assimétrica, as pantalonas e os vestidos longos foram trabalhados com tecidos sobrepostos e fanzidos com finos plissados. Já o recorte mullet, que segue como tendência para a temporada, também marcou presença através de um longuete colado ao corpo.
Compondo a cartela de cores estavam o preto, branco, amarelo e o off- white, sendo que muitas das vezes essas vieram em forma bicolor.

Printing
Com uma coleção inspirada nos anos 60, mas com um ar contemporâneo, a Printing apresentou sua coleção de Inverno 2012. Para a estação, linhas retas, acabamentos clássicos, estampas em looks completos e mistura em tecidos.
Mostrando que o Inverno é estação para se manter aquecido, a grife trouxe peças confeccionadas de lã com renda, organza, couro com efeito de guipir, cetim, crepe organza e jacquard. Mas, sem deixar o glamour do brilho de lado, ela utilizou o metalizado através dos acessórios como colares e pulseiras com ares futurísticos.

Os comprimentos míni estarão em alta segundo a Printing, eles vieram em shorts, vestidos e saias, esses que trouxeram as cores preto, ferrugem, azul, bordô, verde e vinho à passarela.
Zackary Casper
Tags:
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."