Entre os dias 10 e 14 de janeiro, o Píer Mauá no Rio de Janeiro será palco de um dos maiores eventos de moda do País, o Fashion Rio, que chega a sua 20ª edição com a temporada Outono Inverno 2012. No dia 10 - primeiro dia - foram reservadas algumas surpresas, além dos desfiles das marcas de Alexandre Herchcovitch, Acquastudio, Patachou, Alessa e Cantão, os atrasos foram dignos de exaustão, com cerca de uma hora de atraso, porém a espera foi compensada com apresentações criativas e elegantes.

Conforme a noite chegava, as salas de desfiles lotavam, todos à espera de uma moda autêntica e tendências inovadoras, para tanto ninguém menos que Alexandre Herchcovitch abriu a sessão nas passarelas com uma moda jovem e fresh, que lembrava os artistas dos anos 80. Logo após, veio a Acquastudio com cerca de 50 minutos de atraso, porém compensados com um desfile digno de ser comparado a alta costura internacional.

Chega à vez da Patachou que trouxe em seu desfile 26 looks inspirados na cultura indumentária do Japão, e tentando por em ordem o cronograma, a Alessa foi anunciada antes mesmo de a sala estar lotada e a fila A estar completa, essa que teve como tema o encontro dos sonhos e da realidade tendo como canal transmissor a passarela. E a grife Cantão encerrou o primeiro dia de Fashion Rio, com uma sala tão lotada, que teve pessoas que assistiram tudinho em pé, mas valeu a pena já que Carol Trentini, uma das Angels da Victoria's Secret, participou da apresentação inspirada na metamorfose e na transformação.

## Desfiles apresentados no Primeiro dia do Fashion Rio Outono Inverno 2012

Alexandre Herchcovitch

Para o Inverno 2012, Alexandre Herchcovitch, traz uma coleção jovem e fresh inspirada nos artistas dos anos 80 de Nova York, para isso, a grife usou com extravagância rendas transparentes, hot pants, vestidos jeans, macacões, saias, calças e camisas, essas que se dividiam em ajustadas ao corpo com cintos, e cortes mais larguinhos.

No quesito estampas, Alexandre trouxe uma versão de camuflagem em tons verde, marrom e azul, essas que sugeriam respingos de tinta, além de poás, liberty e grafismos inspirados na obra de Jean- Michel Basquitat.

Para a coleção de inverno, peças quentes, nada de mangas, golas e casacos, mas sim comprimentos curtos e longuete, tomaras- que-caia e mangas 3x4.

Acquastudio

A Acquastudio também foi buscar no passado suas influências, para ser mais exato nas décadas de 40 e 50, foram desfiladas peças com trabalho em bordados, patchworks e recortes, o que deixou a coleção um visual elegante e requintado.

Com uma apresentação digna de um desfile de alta costura internacional, a marca misturou peças minimalistas com outras mais elaboradas. Modelos artesanais com bordados de linha e fitas de cetim, deram o toque romântico e tecidos metalizados, já os tecnológicos trouxeram a modernidade, transmitindo o equilíbrio entre o que e moderno e o antigo.

A marca ainda abusou na delicadeza da organza, rendas e tules. E para completar a paleta de cores veio composta por rosa, marrom e verde, azul cobalto, framboesa, cobre, nude e dourado.

Patachou

A Patachou apresentou uma coleção com 26 looks inspirados na cultura indumentária do Japão, para isso foram desfilados trajes com detalhes e amarrações que remetem aos quimonos das japonesas. De forma jovem e ousada, as peças possuíam decotes profundos nas costas, fendas altas e vestidos curtos.

Além das modelagens ousadas, a marca ainda apostou em pedras, tecidos metalizados e jacquards de seda, lurex e linho encerado. Os quimonos eram compostos por calça normais e com barras bufantes, além do corte mullet - curtos na frente e longos atrás.

Alessa

A Alessa apresentou sua coleção na passarela do Píer Mauá no Rio nesse dia 10, com o tema “encontro dos sonhos e da realidade” , na qual as peças foram fabricadas para mulheres reais no dia a dia, que querem estar com um look que é tendência no mundo inteiro.

Entre as tendências apresentadas estão às estampas étnicas, animal print - cobras, os cortes mullet – pequenos na frente e longo atrás, casacos pesados e vestidos com cortes.

Quanto às cores ela traz tons em ocre, marrom e laranja com azul celeste, marinho e cinza. E para os pés, as ankle boots de camurça, preto e caramelo, esses com trabalhados em um maxi salto de plataforma de cortiça.

Cantão

Não se falava em outra coisa a não ser sobre a modelo escolhida pela Cantão para a temporada Outono Inverno 2012, isso porque ela é ninguém menos que Carol Trentini, uma das Angels da Victoria's Secret. Na passarela a top usou um vestido de palha com bordados, body de tricô, combinados com polaina de tricô, bota e brinco com formato de gota.

Com o nome Avesso, a coleção foi inspirada na metamorfose e transformação do indivíduo no ambiente em que eles vivem. Sendo assim, foram desfiladas peças com formas arredondadas, com transparências sobrepostas, camuflagem, xadrez e assimetria, shapes de alfaiataria e cortes modernos.

Para o Inverno 2012, a marca traz como fortes tendências: o uso de meia- calça colorida, peças em cores blocadas, Lã, palha de seda, malha de algodão, couro, tricô, estampas abstratas e alguns prints étnicos. Além das cores verde, amarelo, caramelo, chumbo, azul e vermelho.

Prof. Marilyne Runolfsson

Tags: Acquastudio Alessa Alexandre Herchcovitch Cantão COSTURA cultura Desfiles eventos de moda Fashion Fashion Rio Marcas moda Moda jovem

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."