Uma das maiores preocupações das mulheres resume- se a estética. A pele, o peso, as unhas e os cabelos são alguns dos maiores motivos de cuidados. E entre os problemas que assolam o público feminino está a indesejada celulite. Conheça um pouco mais dela e da drenagem linfática – uma massagem que promete diminuir aquele aspecto de pele “casca de laranja”.

A celulite é a alteração dos lipócitos – células de gordura. Estes são localizados cada um em seu determinado espaço, mas na medida em que aumentam tendem a se agrupar, formando a famosa celulite. Como os lipócitos são associados à gordura, mulheres acima do peso têm mais chances de possuí- las do que as magrinhas.

Hidrolipodistrofia Ginóide – como também é conhecida – gera uma irregularidade – ondulações, covinhas, rugosidades e depressões – na pele da mulher. As celulites podem ser dadas por uma alimentação irregular, falta de exercícios físicos, fatores hormonais ou predisposição genética. Estas irregularidades são mais comuns em regiões como os glúteos, coxas, abdômen, nuca e braços.

A ocorrência de celulite em mulheres é a maior do que em homens, pois no corpo feminino, as fibras que seguram os lipócitos são mais finas e quando estes crescem rapidamente, elas tendem a se romper. Já no corpo masculino elas são mais fortes, evitando assim, a agrupação das células de gordura e consequentemente a celulite.

Graus de divisão da celulite:

Grau 1: a celulite não é visível nem de pé nem deitada, ela apenas aprece quando o local é comprimido, mostrando assim ondulações. Grau 2: é semelhante ao grau 1, contudo quando o local é comprimido, além de ondulações aparecem também covinhas.

Grau 3:a celulite não é visível deitada, mas ao ficar de pé é possível ver as rugosidades, covinhas e ondulações.

Grau 4: de pé ou deitada são visíveis rugosidades, covinhas e ondulações das celulites. Drenagem Linfática

A drenagem linfática é uma massagem que tem como objetivo ajudar o sistema linfático – rede de órgãos que transporta o líquido do tecido para o sistema circulatório. Ela combate principalmente a celulite.

A massagem é leve, lenta e feita em movimentos rítmicos. Essa técnica estimula e acelera o sistema linfático fazendo com que os líquidos armazenados entre os tecidos voltem para o sangue. É contra indicado que o processo seja feito com uma pressão muito forte, pois pode acontecer que um vaso sanguíneo se rompa, causando o efeito contrário ao desejado.

A drenagem linfática ajuda a combater a celulite quando retira o líquido. Pois as causas desta – má alimentação, falta de exercícios e fatores hormonais – fazem com que o líquido se acumule devido á circulação de oxigênio. O procedimento tem suas contra- indicações: mulheres com tumores, nódulos não identificados e abscessos não devem recorrer a este tratamento.

Vale ressaltar que a drenagem linfática não faz a mulher perder peso, mas pode diminuir as medidas do local que possuía acúmulo de líquidos – o qual com a massagem são transferidos para a corrente sanguínea.

As mulheres que optarem por esse tipo de tratamento deve procurar profissionais que conheçam a técnica da drenagem linfática e que também entendam sobre o funcionamento do sistema linfático. Profissionais como dermatologistas, fisioterapeutas e atuantes em clínicas de estética são os mais indicados.

Norberto Runte II

Tags: Cabelo Celulite Lipo mulher Pele Unhas

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."