A dor nos seios é chamada em medicina de mastalgia. Podendo ser classificada como cíclica (associada ao clico menstrual), ou não cíclica.

Dor cíclica

É o tipo mais comum, ela pode ser causada pelas variações mensais normais dos hormônios. Essa dor geralmente ocorre em ambas às mamas e é descrita como um peso ou dor que irradia para a axila e braço. A dor geralmente é mais grave antes da menstruação e muitas vezes são aliviadas quando o período termina. Dor na mama cíclica ocorre mais frequentemente na juventude, podendo desaparecer sem tratamento em qualquer momento ou após a menopausa.

Dor não cíclica

Pode ter origem nos seios ou em outro lugar, como músculos próximos ou articulações, e ser sentida nos seios. A mastalgia pode variar de leve desconforto até dor incapacitante em alguns casos. A dor na mama não cíclica é mais incidente em mulheres de 30 a 50 anos de idade. Ela pode ocorrer em apenas um dos seios, é muitas vezes descrita como uma dor aguda, uma queimação que ocorre em uma área de uma mama, ocasionalmente, a dor não cíclica pode ser causada por um fibroadenoma ou um cisto. Uma vez encontrada a causa do sintoma, o tratamento pode aliviar a dor.Mudanças nos níveis hormonais ou alterações nos medicamentos que a paciente toma pode causar dor na mama. O estresse também pode afetar a dor do peito.

Causas :

Às vezes, não é possível identificar a causa exata da dor na mama. Os fatores que contribuem podem incluir uma ou mais das seguintes opções abaixo:

Tamanho dos seios

Mulheres com seios grandes podem ter dor no peito não cíclica relacionada com o tamanho dos seus seios. Dores no pescoço, nos ombros e nas costas podem acompanhar a dor do peito devido aos seios grandes.

Cirurgia de mama

Em alguns casos, uma cirurgia realizada na mama pode causar dor durante a recuperação, enquanto as incisões estão cicatrizando.

Mastite

Inflamações da mama são muito comuns durante o aleitamento materno, mas podem ocorrer também em mulheres que não estão amamentando.

Ectasia ductal

Essa alteração ocorre por dilatação e obstrução dos ductos mamários que transportam leite. A ectasia ductal pode provocar inflamação, levando a um quadro muito parecido com o da mastite.

Dor nos seios é um sintoma de câncer de mama?

A maioria das mulheres que procura o seu ginecologista por conta de dor nos seios, o faz pelo medo do câncer de mama. Felizmente, esse medo é infundado na maioria dos casos. A verdade é que a dor mamária é um sintoma muito mais relacionado a doenças benignas da mama do que ao câncer. Nos casos de dor cíclica, ou quando a causa da dor mamária é óbvia, como traumas recentes ou uma mastite em curso, não é preciso realizar exames de imagem, como mamografia ou ultrassonografia da mama, para descartar doenças mais graves. A não ser que a dor seja de origem desconhecida e durante o exame da mama seja possível identificar um nódulo solitário suspeito, não há por que pensar em câncer da mama para pacientes com queixas de mastalgia.

Tratamento para dor dos seios

m muitos casos, a dor mamária desaparece com o tempo, sem que nenhum procedimento seja necessário. Em outros, simples mudanças da dieta e de hábitos de vida podem ajudar. Cortar gorduras, parar de fumar e reduzir o consumo de cafeína parecem ser efetivos em alguns casos. Mulheres com seios grandes devem trocar o tamanho e o tipo do sutiã, de forma a mantê- los com melhor suporte. As mulheres que praticam corridas ou outras atividades físicas que causem intensa movimentação dos seios devem usar “sutiãs esportivos” de forma a mantê-los mais “presos”.

Miss Katelyn Herman

Tags: mulher sutiã

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."