Dicas para uma Vitrine de Sucesso
A vitrine é uma forma de comunicação direta com o cliente. Para chamar sua atenção de maneira atrativa e eficiente é necessária muita criatividade, planejamento e adequação da ideia ao público da loja.



Boas ideias nem sempre querem dizer custo elevado. São inúmeras possibilidades de materiais que podem ser usados e estão sempre à disposição. Para conseguir um bom efeito é necessário ter, pelo menos, um conhecimento básico sobre montagem de vitrines e o instinto criativo é fundamental. Observando alguns exemplos é possível captar ideias para despertar a criatividade e desenvolver vitrines atrativas e baratas.
Na loja da marca Havaianas, as próprias sandálias formavam flores sobre uma parede limpa. Um material que pode dar bons resultados é o bambu. Ele pode ser facilmente encontrado em casas especializadas em jardinagem. Montando divisórias com o material, é possível criar espaços diferenciados.
Materiais inusitados também podem fazer a diferença na hora de montar uma vitrine. Na imagem a seguir pode- se observar o uso de balões de festa: azuis para definir o masculino e vermelhos para o feminino. No entanto, os balões têm necessidade de serem trocados com periodicidade, já que murcham com o tempo.
Na loja da Mitsukoshi, cordas coloridas, sobre um fundo e um piso de tons fortes relacionaram- se com as estampas dos modelos expostos nos manequins. Já a Louis Vuitton encheu sua vitrine com limões artificiais. Forrar o chão com bolinhas de ping-pong ou materiais semelhantes, além de outras frutas artificiais, por exemplo, podem ser uma alternativa simples e barata, mas ainda assim criativa.





As lojas Shiseido e Mitsukoshi trabalharam ambas com guarda- chuvas, mas de maneiras diferentes, de acordo com o efeito pretendido. A Lacoste utilizou o próprio produto para produzir sua vitrine evidenciando ainda mais seu nome. Não foi preciso nenhum material em especial, e o produto era o foco da exposição.
Em tempos em que a sustentabilidade e o politicamente correto são atitudes em alta, nada mais correto que reciclar. A loja da Diesel criou um painel com garrafas PET no fundo da vitrine, com água colorida. Uma solução simples e prática, que pode se adaptar ao produto que está sendo exposto.
O papel é um material simples e de fácil acesso. Além disso, pode ser encontrado nas mais diferentes cores, tamanhos e formatos. Na vitrine abaixo, o papel foi usado para confeccionar cataventos. Quando se opta por materiais mais simples, é fundamental dar uma atenção especial aos acabamentos. Eles devem ser primorosos, para que as atenções não sejam dirigidas para os itens mal feitos, em vez do produto exposto.





É importante levar em conta a estação das coleções expostas. A vitrine deve receber as sensações que estão ligadas à estação em questão. As vitrines de inverno, por exemplo, que já estão sendo produzidas, geralmente passam sensações de aconchego, conforte e elegância, considerando as texturas dos materiais a serem usados e o tipo de estabelecimento: couros e madeiras são a cara do inverno, mas se a loja não tiver um estilo clássico, não adianta investir nesse tipo de material. Galhos e folhas secas são elementos icônicos de outono inverno, e podem se sobressair se usados de maneiras não convencionais. Na imagem a seguir, a vitrine utiliza um jogo de texturas entre as placas do fundo e o trigo. Ambos tem tons e texturas que caracterizam o inverno.
Cores frias também podem fazer parte de uma composição de vitrine de inverno, utilizadas para dar pontos de contraste e chamar a atenção. A sensação de conforto é transposta para dentro do espaço e o produto é apresentado de um modo que se encaixa na estação.
As fotografias em preto e branco trazem um clima de nostalgia e bem outonal para a vitrine, remetendo diretamente à estação.
Criatividade desperta, é hora de ter novas ideias e começar a trabalhar, mantendo o foco no produto e no cliente e tentando fugir do convencional.


Zackary Casper Redação
Tags: Bambu confe Couro estampas estilo Lacoste Lojas Louis Vuitton Modelos sustentabilidade vitrine
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."