Dicas para parar de roer unha

Se você já tentou parar o seu hábito de roer unhas, você reconhece o quanto ele pode ser desafiador. O hábito de roer as unhas é persistente e de natureza semelhante a outras manias relacionadas ao estresse e a ansiedade, inclusive escolhendo coçar a pele e arrancar os cabelos. Basicamente, estes comportamentos cumprem uma função psicológica e emocional, se o desejo não é eliminado ou saciado, o comportamento será reiniciado. Parar de roer unhas envolve bastante disciplina e força de vontade. É preciso ficar constantemente atento para não se deixar levar pela tentação de roer as unhas. Isso porque esse hábito é compulsivo, ou seja, difícil de ser controlado. Muitas vezes, a pessoa nem percebe que está atacando as unhas e quando se dá conta é muito tarde: o dedo já está destruído, frequentemente com sangramentos e inflamações. Com isso, selecionamos algumas dicas para ajudar você que tem este hábito presente no seu dia- a-dia e não sabe mais o que fazer para acabar com esse costume. Confira algumas sugestões para dizer adeus ao péssimo hábito de roer as unhas
Controle é Fundamental
Uma vez decidido a parar de destruir as unhas, procure seguir alguns procedimentos que poderão fazer com que você abandone esse terrível hábito. Primeiro, tente identificar os momentos em que você leva as mãos à boca: se é quando está tenso, ansioso, depressivo, cansado, distraído, triste ou, até mesmo, alegre. Quando você perceber o que o leva a roer as unhas, ficará mais fácil controlar- se. Afinal, você saberá quando está propício a praticar a onicofagia. Nesses momentos – e quando sentir o impulso de roer – tente relaxar. Alguns exercícios de respiração funcionam como um bom alívio para as tensões.
Mantenha as unhas curtas e lixadas
Manter as unhas curtas e lixadas evita que elas se enganchem em roupas ou objetos, inibindo aquela vontade incontrolável de arrancar o pedacinho lascado - e aí dar início à roedura sem fim. Além disso, conservá-las assim dificulta o acúmulo de micróbios, sujeira e produtos químicos.
Faça as unhas semanalmente
Manter as unhas feitas é um grande incentivo para as mulheres pararem de roê- las. No caso dos homens, o efeito depende do uso de base: o produto, além de dar gosto ruim às unhas, deixa a superfície delas mais lisa e dificulta o atrito com os dentes. Mas reserve uma semana por mês para deixar as unhas sem esmalte. "O uso constante de acetona leva a descamação da unha”.
Teste unhas postiças ou Alongamento
Existem dois tipos de unhas postiças: as compradas prontas e as que são moldadas. Nos dois casos, a estratégia é criar uma barreira sobre a superfície original e dificultar a vida de quem está acostumado a roer as unhas. Mas, assim como o esmalte de gosto ruim, o uso pede cautela.
Tenha uma boa manicure ou aprenda você a cuidar das suas unhas
Isso é essencial, é necessário termos alguém de confiança, que olhe para nossas mãos e veja o que pode vir a ser e não alguém que faça estardalhaço e chame o salão inteiro para mostrar o tanto que você roeu as unhas. Aprenda a fazer suas unhas, para quando não tiver tempo de ir à manicure, não caia em tentação.
Miss Katelyn Herman
Tags: Cabelo Dicas Lã mulher Pele Renda Roupas Tela Unhas esmalte comportamento
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."