Os vinhos são sempre a escolha certa em ocasiões especiais, sendo assim não poderiam deixar de marcar presença na mesa natalina. Mas na hora de escolher o vinho é preciso ser levado em consideração vários detalhes, pois existem muitos tipos, sendo divididos em espumantes, brancos, rosados e tintos.

Como no Brasil a época do Natal é no verão os vinhos brancos, roses e espumantes são os mais adequados para dias mais quentes. Os roses e espumantes proporcionam frescor no paladar, os tintos leves e frutados também são indicados.

O consumo de vinhos, tem se tornado de bom gosto e com um cuidado maior entre a harmonização da bebida com os alimentos. A escolha adequada do vinho pode ressaltar os sabores e aromas de um prato. Mas um vinho inadequado pode transformar uma boa refeição em uma decepção.

Vinhos para harmonizar com pratos tradicionais do Natal

Para acompanhar aves do grupo de carne macia como o Peru e Chester, a proposta são os vinhos tintos secos ou brancos. Já o bacalhau cozido ou assado solicita uma harmonização regional com um vinho tinto seco frutado, como um Vinho Verde Tinto.

O cordeiro assado vem ganhando lugar nas mesas brasileiras, principalmente em ocasiões festivas. Seu melhor acompanhamento é um vinho tinto seco. A carne de porco assada também é um dos pratos mais tradicionais no Natal e também pede o acompanhamento de um bom vinho tinto seco. Outro prato tradicional na mesa de Natal é o tender, um prato defumado que geralmente vem acompanhado de um molho doce, então solicita um vinho tinto leve.

Os panetones também são um prato tradicional da mesa natalina e tanto para os com frutas cristalizadas e uvas- passas quanto para aqueles com gotas de chocolate, a melhor opção são os vinhos levemente doces, como os espumantes. Por fim, de consumo obrigatório nas festas de fim de ano, as frutas secas como uvas passas, damascos ou castanhas também são perfeitamente combinadas ao com os espumantes.

Elmira Balistreri

Tags: natal ocasiões especiais

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."