Para muitos uma viagem é sinônimo de descanso, de esquecer a vida agitada do dia- a-dia e ter alguns dias de paz. Para outros, a alegria de sair da rotina por alguns dias significa ir atrás de adrenalina. Juntar o contato com a natureza e os esportes radicais é o que a maioria deles procuram. Algumas opções, e os melhores destinos no Brasil são:

Arvorismo

O arvorismo é uma mistura de tirolesa e rapel, onde se caminha por plataforma fixadas em árvores e vai passando por vários obstáculos.

O esporte exige concentração e equilíbrio do praticante, que pode ser tanto amador quanto profissional.

É uma atividade que está aos poucos ganhando espaço no Brasil, mas que já conta com lugares excelentes para a sua prática, como as trilhas do Rio Formoso em Bonito, dentro do Parque Estadual de Campos de Jordão, no Parque de Aventuras em Balneário Camboriú, no Costão do Santinho (que é considerado o melhor lugar do Brasil para se praticar arvorismo), em Brotas e no Sitio Sete Quedas.

Rafting

O rafting é um esporte praticado em equipe, sendo um passeio de aventura feito com bote em uma corredeira.

Os rios mais indicados para a prática do esporte se encontram no Rio Formoso em Bonito, no rio Paranhana em Gramado e no rio Iguaçu nas Cataratas de Foz do Iguaçu.

Para os esportistas que buscam mais aventura e tem experiência com rafting, o rio Macaé, em Macaé, e rio Jacaré- Pepira, em Brotas, são as melhores opções.

Voo Livre

Para praticar o voo livre, fica à escolha do esportista o uso de asa delta ou parapente.

No Brasil existem várias opções para a prática do esporte: a 60 km de Bonito, nas Duas Rampas da fazenda Serraventura; o Pico Agudo em Campos de Jordão; a Pedra Bonita, no Rio de Janeiro; o Pico do Gavião em Andradas/MG; em Vicência, à 80 km de Recife (que é o melhor ponto de voo livre de Pernambuco); o Morro de Itacaré em Santos e a região de Castelo, no Espírito Santo, onde sempre acontece campeonatos dessa modalidade.

Rapel

O rapel, além de um esporte radical, também é considerado um ecoturismo. A lógica do esporte é simples: descer altos paredões de rochas, prédios, cachoeiras com cordas ou cabos — devidamente seguros.

Os lugares mais procurados para a prática do esporte são as cascatas presente em Aiuruoca, Monte Verde, Angra dos Reis e seus arredores. As chapadas Diamantina, Guimarães e Veadeiros também são ótimas opções.

Trekking

O trekking não é considerado um esporte radical por todos, já que é uma caminhada. O esporte tem como finalidade o contado com a natureza, por isso pode ser praticado nos mais variados locais.

Em Brotas existem trilhas para quem já está acostumado com longas caminhadas. Para aqueles que buscam algo mais leve, no litoral paulista também são encontradas várias opções com cenários maravilhosos, como Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião.

A Serra da Mantiqueira e Campos de Jordão são lugares bastante conhecidos e procurados, assim como o Rio de Janeiro e Bonito. A chapada Diamantina, Veadeiros e Guimarães são os principais destinos de quem pratica o trekking.

Escalada

O esporte parece simples, porém requer técnica, prática com profissionais e materiais adequados. No Brasil, a prática é constante e, além disso, apresenta ótimos pontos de escalada.

No Rio de Janeiro existem vários lugares para praticar o esporte, como a Pedra do Sino, o Dedo de Deus, o parque da Serra dos Órgãos e o Pão de Açúcar.

Anhagava, em Quatro Barras, e Marumbi, em Morretes, são os lugares mais buscados no estado do Paraná. O Morro da Cruz é o pico clássico de Florianópolis/SC e a Pedra do Baú, em São Bento da Sapucaí, é o destino de quem está em terras paulistas.

Mergulho

O Brasil é o paraíso para os mergulhadores, com águas transparentes e uma vida marinha rica.

O esporte tem muito que explorar, sendo os melhores pontos para mergulho Fernando de Noronha, Bonito, Recife, Ilha Grande e Abrolhos.

Kitesurf

O kitesurf depende de bons ventos para ser praticado, além de uma prancha ligada a uma pipa que é conduzida por quem está praticando o esporte.

O Brasil conta com uma costa imensa, que agrada muito os praticantes da modalidade. O Ceará e a Ilhabela são os destinos mais procurados, porém Porto de Galinhas/PE, Praia do Coqueiro/PI e a Praia da Barra da Tijuca/RJ já sediaram campeonatos de kitesurf.

Zackary Casper

Tags: viagem Turismo

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."