Diferente do que muitos pensam, a pele negra, assim como qualquer outra, necessitam de cuidados especiais para se manter sempre linda e hidratada. A melanina é a substancia responsável pela pigmentação da pele e serve como protetor solar natural. Além disso, a pele negra também tem um nível maior de elasticidade e firmeza, já que a produção de colágeno é mais ativa em pele escura.

Porém o risco de câncer de pele e outros problemas ainda atingem peles negras, só que em menores proporções. Assim como a facilidade em desenvolver manchas, foliculite, excesso de oleosidade e acnes. Segue dicas de como cuidar da pele negra e deixa- la sempre com uma aparência linda.

Protetor solar diariamente

É comum vermos por ai pessoas que acreditam que a pele negra não precisa de protetor solar diariamente, porém a realidade é outra. A pele negra tem tendência a hiperpigmentação, tendo que ser mais bem protegida que a pele branca para não pigmentar demais.

Além do fato da pele não ficar avermelhada quando superexposta ao sol, dificultando o alerta que a pele dá quando está sendo prejudicada. O recomendado pelos dermatologistas é utilizar diariamente protetores solares com fator de proteção 30.

Envelhecimento da pele

A pele negra é mais resistente ao envelhecimento, porém não é imune, uma maneira simples de retardar ainda mais o processo natural de envelhecimento da pele é hidratando. Usar BB Cream desde cedo é o que os especialistas indicam para o caso.

Higienizar bem a pele

Os mesmos fibroblastos que garante a firmeza da pele, também provoca o aumento da oleosidade, causando acnes e espinhas. Se não forem bem tratadas ainda pode se transformar em manchas. Para evitar isso, higienize o rosto duas vezes ao dia com sabonetes antioleosidade, isso evita a formação de cravos e espinhas.

Cuidado com tratamentos estéticos

O que mais causa aparecimento de manchas na pele negra são acnes, queimaduras, procedimentos cirúrgicos ou tratamentos estéticos, como peeling e depilação. O uso de anticoncepcionais e gestação também causa o aparecimento de manchas. Para evitar o problema, o tratamento em pele negra deve ser realizado com agentes menos agressivos.

Devido à maior concentração de melanina, a pele pode ter uma reação extrema aos produtos e causar manchas. O tratamento em pele negra por esse motivo é mais demorado, porém os resultados são satisfatórios.

Esfoliação de pele

O excesso de oleosidade combinado com pelos encaracolados facilita o surgimento de pelos encravados que podem inflamar e evoluir para uma foliculite. Por ser facilmente confundidas com espinhas, podem causam manchas. Para evitar surgimentos desses pelos encravados a orientação é fazer semanalmente esfoliação da pele nos locais mais afetados.

Hidrate bem a pele

A pele negra requer hidratação reforçada, já que a proteção natural da pele impede que a mesma absorva corretamente os hidratantes. Por isso é comum pontos ressecados e manchas esbranquiçadas na pele. Para evitar, use hidratantes todos os dias, especialmente nas regiões mais secas, como joelhos e cotovelos. E evite banhos longos com água muito quente, assim como o uso de buchas e esfoliantes que podem agredir a pele e causar um ressecamento maior.

Miss Katelyn Herman

Tags: Acne Depilação Dicas Esfoliantes Hidratação Hidratante Hidratantes Manchas Pele Rosto protetor solar

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."