A consultora de imagem e estilo, Marcia Jorge, aposta no poder do Couro e ensina como usar roupas criadas com este material

As pessoas acreditam - e não é a toa - que no inverno o visual ganha toque mais elegante com a variedade de roupas que as grifes oferecem. As tendências ditadas nas passarelas chegam às vitrines de toda a cidade. O abuso das cores, o investimento em matéria-prima e a harmonia das referências criam produções sofisticadas.

De acordo com Marcia Jorge, consultora de imagem e estilo, o couro, clássico de todos os invernos, na estação deste ano surge com um “algo a mais” para acompanhar a onda e atender os desejos das mulheres que esbanjam poder e glamour, além das que são fetichistas – estilo este que encheu os olhos da platéia, que conferiu as passarelas da moda.

Marcia conta que na vida real o couro extrapolou o universo rocker e atingiu todas as tribos. Mulheres de todas as idades e estilos encontrarão nessa estação pelo menos uma peça que tenha a ver com o seu tipo: vestidos, trench- coats, casaquetos, coletes, calças, saias, macacões, blazers, jaquetas, shorts, enfim, uma infinidade de modelos.

Mas, as mulheres que preferem não abusar dessa tendência, também não precisam ficar de fora. Se considerarem over usar o look todo, podem apostar nos detalhes, que estão com tudo. Vale investir nos recortes, golas, mangas e punhos e onde mais achar que agrada ao seu estilo. O importante é apostar no material, que também vem até em versões cortadas a laser.

A ordem é ousar, mudar. A consultora acredita que a grande pedida do momento para looks em couro é criar composições contrastantes com tecidos leves e fluídos como a seda, o cetim e, claro, a renda, que continua forte nesta temporada.

Ter uma it- peça no closet é sempre uma boa saída! E como o destaque em questão é o couro, a especialista sugere o short de couro, mais justo ou largo, não importa. O que vale é que esta peça pode ser usada em diversas ocasiões, como, por exemplo, com meia calça grossa e botas. Essa produção promete ser o it-uniforme para o frio. Para arrematar valem camisas, jaquetas, blazers, casacos ou malhas.

Quando bem cuidado, o couro legítimo tem alta durabilidade. Para isso, basta mantê- lo sempre hidratado e limpo. Quer uma dica para conservá-lo sempre impecável? Nas sapatarias existem ótimos produtos para limpar e hidratar o couro, inclusive opções com as duas funções em um único frasco. O ideal é que a cada uso da peça, antes de guardá-la, seja aplicada a emulsão com um pano e deixá-la “respirar” por algumas horas. Repetir este processo a cada três meses, para evitar o ressecamento do couro, que causa rachaduras e compromete a durabilidade e a beleza da peça, ajuda!

A moda oferece opções acessíveis para todos os bolsos. Se o objetivo é ter um look- couro sem gastar muito, invista nos couros sintéticos, conhecidos como “couro ecológico”, que estão cada vez mais bonitos e com melhor qualidade. Esta alternativa tem sido uma das grandes apostas das lojas fast-fashion, já que com ele é possível criar uma peça moderna, cool e de baixo custo. “Perfeito para a moçada!”, diz Marcia Jorge.

Para este tipo de material, diferente do couro legítimo, é preciso cuidado redobrado ao guardá- lo: nunca em sacos plásticos e sempre pendurado. O plástico adere na peça estragando-a e as marcas que ficam na peça, se guardada dobrada, são difíceis de sair.

“Couro genuíno ou sintético, tanto faz. O importante é estar linda, aquecida e na moda!”, finaliza a consultora de imagem e estilo, Marcia Jorge.

Acessórios ganham nova cara com o toque do Couro

A imaginação dos estilistas de moda vai além e permitiram criações com couro que vão além das roupas, mas estão presentes também nos acessórios como bolsas, sapatos e cintos, mas também luvas, chapéus, pulseiras, colares, brincos headbands e até gravatas para completar o visual. Isso mesmo! Já imaginou o poder e o aspecto elegante que este detalhe promoverá ao visual?

Para não errar na medida, Marcia Jorge alerta: “Vale ficar atenta para não misturar muitas peças e detalhes em couro no mesmo visual para não virar caricatura de tendência!”.

Tags: Couro Fashion Dicas de Moda

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."