Conheça os grandes nomes que criam vestidos para ocasiões especiais
Não faz muito tempo que, quando era necessário comprar um vestido para ocasiões especiais, como formaturas e casamentos, as pessoas iam a lugares específicos, com aquelas peças todas muito parecidas em sem graça. Antes disso ainda, as mulheres costumavam copiar os modelos de revistas de moldes e sempre acabavam esbarrando em alguém com um vestido igual em alguma festa. Essa situação vem se configurando de outra forma, desde que os vestidos de noite deixaram de seguir tendências paralelas ao prêt- à-porter e ao Haute Couture para serem inseridos no mesmo tipo de processo criativo, e há cada vez mais gente investindo nisso.

Esse segmento, denominado moda festa, parece estar se difundindo graças ao trabalho esforçado de alguns estilistas e seus consumidores, que cansaram do convencional e daquelas regras que determinam os modelos para tais ocasiões. Lino Villaventura é um desses criadores, que trabalha com vestidos de festa desde o início de sua carreira, em 1978. O designer utiliza o mesmo processo de criação do prêt- à-porter, e cada vez mais gente, tanto estilistas quanto consumidores, vem se sentindo satisfeita e adotando a moda festa dessa maneira.
Rober Dognani, estilista que costuma apresentar seu trabalho na Casa de Criadores, evento que revela novos talentos da moda, também segue a mesma linha. Há alguns anos ele já cria peças para suas clientes vestirem em ocasiões especiais, agregando tendências em termos de cores, técnicas, pesquisa e modelagem. Com criações autênticas, Dognani tem arrancado críticas positivas dos especialistas em moda.


O desejo por festas mais glamurosas, com vestidos que contenham mais informação de moda, não é só uma vontade brasileira. Designers internacionais também vêm inovando suas criações para variar um pouco o modo de vestir em certas ocasiões. Elie Saab é um deles. Consegue criar modelos clássicos, sem que sejam antiquados ou retrô demais.

Se podemos contar com a tecnologia, tendências criativas, o que dizer das técnicas? Uma das mais usadas e apreciadas pelos criadores é a moulage, na qual o estilista trabalha a peça diretamente no manequim, o que garante resultados interessantes. A moulage permite criar formas que a modelagem plana não consegue fazer; aí surgem novos volumes, cortes e detalhes e, consequentemente, modelos diferentes.
Até mesmo os vestidos curtos e as estampas vêm ganhando espaço nas festas mais tradicionais e rigorosas, com volumes inesperados e ousadia. Vestidos de festa já não irão durar tanto quanto antes; é hora de inovar.
Miss Anita Kuhn Redação
Tags: Corte estampas estilistas Lino Villaventura moda Moda Festa Modelagem Modelos mulher ocasiões especiais tecnologia VESTIDOS vestidos de festa
"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."